Brasil conta com a 2 maior populao pet do mundo

Levantamento mapeou a penetrao de ces e gatos nos domiclios brasileiros

Paula Maria Prado | @paulamariaprado

Mais da metade (53%) dos domicílios brasileiros têm cães ou gatos como moradores (dentro do percentual, 44% são habitados por cães e 21% por gatos). Ou seja, há uma média de 1,72 cães e 2,01 gatos por lar; um total de 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos das mais variadas raças. Ou seja, em território brasileiro, existem aproximadamente de 84 milhões de animais de companhia. O Brasil só perde para os Estados Unidos que conta com mais de 135 milhões de pets.

Os dados estão presentes no Radar Pet 2020, levantamento realizado pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal), apresentado a imprensa na última quinta-feira (17). Ainda segundo pesquisa, os gatos, em geral, são os pets de entrada (o primeiro contato de pessoas com os animais de companhia).

“Temos mais cães, mas os gatos têm ganhado um grande espaço nos lares brasileiros. No Nordeste, por exemplo, há já uma predominância deles. Um dos possíveis motivos para isso, além do perfil do animal, é um custo mais baixo mensal”, observa Leonardo Brandão, coordenador da Comissão de Animais de Companhia do Sindan e responsável pela apresentação dos dados aos jornalistas.

Os tutores de cães gastam uma média R$ 224 por mês para cuidar dos pets, entre banho, tosa, alimentação e acessórios para o animal. Já os tutores de gatos investem cerca de R$ 168 mensais nos cuidados com os animais.

COMPORTAMENTO. 

Entre as principais tendências apontadas está a adoção de animais. A preferência é por gatos abandonados - 59% do total, contra 33% dos cachorros. Outra curiosidade apontada pelo levantamento está relacionada com o cuidado com os pets: para a maioria dos tutores, o cuidado com os bichinhos é similar ao dado aos membros da família, comportamento observado em todas as classes sociais, mesmo em tempos de crise.

A maior parte das pessoas responsáveis pelos cuidados dos animais de companhia são mulheres (60%). Além disso, 58% dos tutores são casais ou pessoas que moram juntas. Grande parte dos responsáveis, tanto por cães ou gatos, também são famílias com filhos de diversas idades. Apenas cerca de 10% dos tutores moram sozinhos.

Como esperado, os vira-latas ou Sem Raça Definida compõem a maioria dos animais de companhia brasileiros. Entre os cães, 42% são vira-latas. Cerca de 70% daqueles com raça definida são de pequeno porte. As raças favoritas dos brasileiros são, respectivamente, pincher, poodle e shitzu. Entre os gatos, 65% são sem raça definida. Entre aqueles com raça, os siamês são predominantes.

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 23 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.