Santa Casa de So Jos: bons ventos & muito trabalho

Com 120 anos de histria, Santa Casa de So Jos dos Campos celebra certificao organizacional e credenciamento para a realizao de transplante de fgado e retirada de rgos e tecidos pelo SUS

OVALE BrandStudio | @jornalovale

Entre os 141 hospitais homologados e certificados com a Acreditação Nível 3 (Acreditado com Excelência) aplicado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), a Santa Casa de São José dos Campos celebra os resultados alcançados em 2019. Com 120 anos de história, a instituição conquistou um verdadeiro feito: o selo em questão tem por objetivo demonstrar que a instituição tem uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade, e nesta categoria configuram apenas 12 entidades filantrópicas no país.

Neste último ano, o hospital comemorou ainda os 10 anos do primeiro transplante de fígado realizado no hospital, chegando à marca de 300 procedimentos neste momento. A instituição é referência em transplantes e recebeu no ano passado o credenciamento para a realização de mais um tipo: o de rins e retirada de órgãos e tecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“O mercado de saúde, especialmente as instituições filantrópicas, enfrenta desafios diários. Mas foi preciso planejar e atuar em várias frentes para alcançarmos os resultados atuais e mantermos nossas contas em dia, além de qualificar o atendimento”, afirmou Ivã Molina, provedor da Santa Casa.

“Apesar de o SUS representar 75,33% do volume de atendimentos, conseguimos potencializar nossa demanda com convênios e atendimentos privados proporcionando o início de um ciclo virtuoso, que nos trouxe qualificação profissional, melhorias na infraestrutura, investimentos em novas tecnologias e, por consequência, melhor conforto, segurança e satisfação dos pacientes atendidos pelo SUS e privados”, continuou.

RESULTADOS.

De olho no universo hi-tech, a Santa Casa lançou nos últimos meses um aplicativo para agendamento de consultas e exames e investiu em educação continuada de profissionais. O objetivo do novo canal de comunicação é buscar uma melhor experiência para o paciente. Segundo Molina, capacitação e qualidade são foco da instituição, que tem como lema “Acolher, Respeitar e Cuidar”.

Em dezembro de 2019, a operadora Santa Casa Saúde recebeu o prêmio Magno de Excelência como melhor operadora de São José dos Campos e do Vale do Paraíba. A entrega do prêmio, com a participação do provedor, reuniu todos os setores empresariais da região.

O bom resultado da instituição e a transparência na sua prestação de contas lhe renderam a liberação de verbas para a compra de equipamentos hospitalares. Em visita à Santa Casa, o deputado estadual Castello Branco anunciou a liberação de emenda parlamentar e a deputada estadual Marta Costa anunciou a liberação de verbas para custeio do hospital.

Reconhecimento.

A Santa Casa Saúde preza ainda pela humanização dos atendimentos. E o reconhecimento dos pacientes vêm de formas por vezes inusitada. Para exemplificar, em janeiro deste ano, o hospital foi palco de uma emocionante história. Em agradecimento aos cuidados da equipe neonatal que cuidou do pequeno Lucca Afonso dos Santos por 93 dias, seus pais, a administradora Ana Lúcia Santos e o operador de qualidade industrial Otoniel Gomes, comemoraram o primeiro aniversário do menino na Santa Casa.

A festinha teve direito a bolo de aniversário e balões. A equipe de profissionais ficou emocionada. “O reconhecimento dos pacientes e de seus familiares é nosso combustível. Vamos em frente para que 2020 seja um ano de saúde e conquistas para a Santa Casa”, conclui Molina.

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.