Silvia Mximo: experincia, credibilidade e inspirao

Promotora numa poca em que homens dominavam as reparties pblicas, advogada smbolo do empoderamento feminino

OVALEBrandStudio | @jornalovale

Quando é procurada por mulheres em busca de um conselho, Silvia Máximo tem certeza: tudo valeu a pena. A advogada formada pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na USP (Universidade de São Paulo), há mais de 35 anos, inspira todas aquelas que, como ela, lutam por um nobre desejo: uma sociedade mais justa.

Com passagens pelo Ministério Público na década de 1980, onde foi promotora numa época em que homens dominavam as repartições públicas, Silvia, posteriormente, encarou aquele que foi um dos maiores desafios de sua vida: a Promotoria da Infância e da Juventude.

Foram oito anos atuando com toda a sua sensibilidade junto à parte mais carente da sociedade. Ao longo desse período se deparou com casos inimagináveis de abandono, abusos e agressões. Teve de ter mais do que estômago, mas pulso firme.

E é com esse know-how que ela atende quem a procura hoje com prazer. “Muitas mulheres vêm até mim não para ajuizar uma ação, mas simplesmente para conversarmos. São mulheres de todas as classes sociais. Algumas sofreram violência doméstica, outras querem conversar sobre a carreira no Direito, ou estão ligadas a sindicatos, que lutam pelos direitos e contra qualquer tipo de discriminação... Não há recompensa maior. É uma felicidade poder inspirar”, afirmou ela.

Aposentada desde 2014, com o objetivo de encarar novos desafios, mas ainda de olho no direito civil, sua especialidade, ela montou um escritório junto de sua filha, também advogada. E, mais recentemente acrescentou ao seu portfólio de serviços consultorias jurídicas.

“Tem sido uma experiência muito gratificante. O escritório abriu portas para o compartilhamento de conhecimento com profissionais de outras áreas ou mesmo com pessoas que estão iniciando a carreira”, contou ela. “Atualmente, tenho me dedicado a consultoria jurídica. Entendo que, muitas vezes, para que um problema futuro seja evitado, o suporte legal torna-se necessário. Então, vejo a consultoria como uma ajuda preventiva ao cliente, para que possa se resguardar ou evitar problemas futuros”, afirmou ela.

Inspiração.

Como símbolo de empoderamento feminino, Silvia conta que também tem suas inspirações. “São várias. Acredito que cada mulher é única e tem a sua própria história. Então, me inspiro em muitas, desde as que sempre estiveram próximas, como minha mãe e minha avó, até aquelas que, com sua trajetória de vida, suas qualidades e seus valores marcaram a história da humanidade”.

“A sociedade está em constante mutação. E mesmo hoje vejo que não é fácil para uma mulher conquistar o seu espaço, principalmente na carreira pública”, continuou. “Por outro lado, precisamos estar cada vez mais unidas. E essa é minha luta atual: que todas conquistem seu espaço”.

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.