Luz solar pode valorizar o imvel em at 10%

A luz natural, quando bem distribuda entre os ambientes, influencia no conforto, na sade e, at, na economia familiar

Brbara Stephanie Monteiro | @Barbara_Ovale

Além da localização e da metragem do imóveis, a incidência do sol também faz toda a diferença na hora de escolher um lugar para morar. “Tanto é que empreendimentos que apresentam uma iluminação solar adequada chegam a ser até 10% mais valorizado”, afirmar Deives Leal Domingues, gerente comercial da construtora Flaguma.

Entre os benefícios estão a prevenção de aparecimento de mofo, umidade e o conforto térmico. “A luz natural auxilia na economia de energia elétrica, na conservação do imóvel e dos objetos que nele existem. Proporciona bem-estar e uma maior comodidade, motivos suficientes para considerar o posicionamento solar”, disse a decoradora Bia Ferreira, proprietária da Maison Revest.

Detalhe que escapa a maioria das pessoas, mas lembrado por corretores de imobiliária, a posição de uma propriedade (face norte ou sul) é primordial na hora de alugar ou comprar. Afinal, trata-se da posição na qual o imóvel se encontra em relação ao sol.

Qual a diferença? “Normalmente, os empreendimentos voltados para a face norte são as melhores opções. Entretanto, há lugares que possuem mais de uma face”, afirmou Deives Leal Domingues, gerente comercial da construtora Flaguma. “Outro ponto relevante é quais ambientes que serão mais utilizados, pois são eles que devem ter por mais tempo iluminação não artificial”, continuou.

LUZ DO SOL.

A confeiteira Vanessa Cursino Pascoli Cardoso, 29 anos, de São José dos Campos, não dispensá uma casa bem arejada e iluminada. “No meu apartamento ‘bate’ muito sol o dia todo! De manhã, na sacada do meu quarto e, de tarde, na sacada da sala”, disse. “Sempre gostei de bastante luz. Por isso opto por grandes janelas. No meu ponto de vista, a luz do solar é até um fator de saúde, principalmente para quem mora em prédio”, falou.

 A confeiteira ainda compartilhou que sua amiga da porta de frente não teve a mesma sorte. “Na casa da minha vizinha, por exemplo, quase não entra sol nos cômodos e por isso algumas vezes até apareceu pontos de mofo”. Para evitar surpresas, especialistas sugerem que interessados na compra ou aluguel de um imóvel visite a propriedade em horários diferentes para ter certeza de que as informações estão conforme com o que foi dito durante a venda.

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.