Projetos Especias Brand

Mas afinal, o que é veganismo?

Longe de uma moda passageira, veganismo é estilo de vida; saiba mais

Bárbara Monteiro
31/08/2019 às 02:00.
Atualizado em 25/07/2021 às 12:29

Questão ambiental é para "veganos que comem só vegetais", cravou o presidente Jair Bolsonaro (PSL), ao comentar o desejo de transformar a baía de Angra dos Reis em uma "Cancún brasileira" e afirmando que ninguém se importaria em como a região seria afetada, além dos veganos.

A declaração gerou revolta até mesmo entre os não adeptos da ideologia e por um bom motivo: no Brasil, segundo dados do portal "Seja Vegano", a cada um segundo são mortos 193 bichos pela pecuária; 70% das doenças modernas são de origem animal; e 14,5% das emissões mundiais de gases do efeito estufa também é causado pela atividade.

Para entender melhor sobre o assunto, a chef de cozinha e consultora vegana Paula Flório, de São José, conta: veganismo não é uma dieta, mas uma filosofia de vida, "além de ser um pacto de paz com o planeta". "É se recusar terminantemente a consumir ou fazer uso de qualquer coisa que seja de origem animal - carnes (inclusive a de peixe), ovos, leite, mel, artigos de couro, peles e marfim, entre outros itens", continuou.

Paula é vegana há 12 anos. "Nosso corpo é um templo que detém uma sabedoria profunda. Se você o trata com químicas e animais mortos e que,pior ainda, foram alimentados com hormônios, antibióticos e crueldade, a resposta é intoxicação que o leva à doenças", defendeu.

Leia Também Bolo de Alemão de Frutas ao Rum

"Os resultados físicos ao optar pelo veganismo são visíveis. No meu caso, aparento ter 10 anos a menos, tenho muita disposição, raramente fico doente, tenho o peso ideal para minha altura e constituição", completou a chef. Elaine Simon, também de São José, compartilha dos mesmos valores. A chef é sócia-proprietária do Dom Vegano, primeiro restaurante 100% vegano da cidade.

"Trabalho como cozinheira desde 2012, e no ano passado abri o restaurante. São várias as opções de se substituir a carne. No nosso cardápio, por exemplo, há feijoada com torresminho, omelete a base de grão de bico, coxinha...", contou. "O foco é quem busca uma alimentação mais saudável. O futuro é vegano. Esta não é uma moda, mas um estilo de vida!", concluiu.

Sabor material complementar

CORAÇÃO (Andrea Rankovic)
CORAÇÃO (Andrea Rankovic)
Sabor material complementar (Arte: Daniel Costa/OVALE)
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por