Logo Jornal OVALE

Brincadeiras com lpis & papel: diverso e aprendizagem

Stop, forca, jogo da velha... Divertidos, tais jogos podem render muita aprendizagem; simples brincadeiras entre pais e filhos visam construo do conhecimento de forma efetiva e prazerosa

Da reda[email protected] | @jornalovale

Lápis e papel na mão. É o que basta para começar a brincadeira. Stop, forca, caderno de perguntas, história maluca, jogo da velha... São muitas as possibilidades esquecidas nesse mundo tecnológico.

Mas de tempos em tempos, elas ressurgem e viram febre entre a garotada. Afinal, são muito divertidas, além de acessíveis.

Para o colégio Instituto São José, de São José dos Campos, os jogos e as brincadeiras na rotina escolar são vistos como instrumentos eficazes não só para a atividade social, mas também referencia "o desenvolvimento cognitivo da criança, estimulando a aquisição da linguagem e a descoberta de regras e solução de problemas". "Ou seja, reúnem elementos que podem render muita aprendizagem para crianças em processo de alfabetização", informam em artigo.

"Ao participar dessas brincadeiras, a criança é levada a pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético, construindo suas hipóteses em relação à escrita e estabelecendo relações entre o oral e o escrito", continua.

O ato de brincar é levando tão à sério, que alunos do terceiros anos do Fundamental 1, por exemplo, estão desenvolvendo um projeto sobre brincadeiras, em que realizam entrevistas com os pais para a criação de um guia de brincadeiras que serão adotadas nas aulas de Educação Física e em um dia diferente junto dos familiares.

Já na Oficina Maker, os alunos criam projetos utilizando ambientes lúdicos e à contação de história para o envolvimento e abertura de ideias.

"Brincadeiras e jogos precisam convidar as crianças a criar estratégias, a pensar, a imaginar, a interagir, a descobrir, a movimentar o corpo, entre outras habilidades", informa artigo.

Ficou com vontade de brincar mas não achou papel? Não se preocupe! Utilize o espaço em branco acima, convide seu filho e boa diversão!