Robertinho da Padaria - Câmara de São José se une em apoio aos autistas

OVALE Brand Studio |

Robertinho da Padaria*

Aberta ao diálogo e comprometida com a sociedade, a Câmara atua fortemente no debate de temas importantes para a cidade, e uma das causas que mais nos une é o apoio aos autistas.

Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Câmara utiliza seus canais de comunicação para abordar o tema de forma especial.

Com a campanha "Quando nos conscientizamos, as peças se encaixam", o legislativo traz luz a um debate importante para a sociedade, que é o de fiscalizar e propor ações para o melhor atendimento desta parcela da população.

Ainda há muito o que se fazer, mas grandes passos já foram dados. Desde a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Autismo, formada em 2018, uma série de encontros com diversas entidades foram promovidos até resultar na criação do RIA (Rede de Inclusão ao Autista), um sistema de informação unificado, que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão deste público nos diversos serviços municipais.

Atualmente 1.146 pessoas com autismo estão cadastradas no programa RIA.

Já na rede de ensino, são cerca de 400 alunos autistas matriculados em escolas municipais da cidade.

Neste ano, mais uma vez a Câmara abraça essa causa com a reativação da frente, que envolve 13 parlamentares, e com a proposta de ampliar as políticas públicas voltadas aos autistas, principalmente devido aos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

A aprovação de leis municipais também garante direitos aos autistas em áreas como saúde, educação e lazer. A política de triagem e rastreamento precoce do autismo nas unidades públicas, atendimento prioritário, sessão de cinema adaptada a autistas e suas famílias são algumas leis aprovadas.

E novos projetos que tratam da inclusão escolar, do acolhimento e atendimento preferencial aos autistas estão em debate no legislativo.

Estou certo de que ainda há muitos desafios, principalmente neste momento de pandemia, mas estaremos juntos buscando criar soluções inclusivas e assegurando que todos os direitos na Constituição sejam garantidos, como saúde, educação e, principalmente, respeito às necessidades de cada indivíduo e família que convive com o autismo.

Nossa missão na Câmara é servir à cidade. E este é o espírito dos vereadores desta Casa Legislativa.

*Presidente da Câmara de São José dos Campos

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.