Peça em São José reflete sobre bondade e a mulher na sociedade

Thais Perez @_thaisperez | @_thaisperez

A Cia. Histriônica de Teatro, de Campinas, vai apresentar neste sábado, dia 14 de março, a última sessão da peça "Alma Boa - Uma Parábola Chinesa", no Sesi São José dos Campos, às 20h.

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo parte do estudo do teatro épico, com base em um texto alemão que remonta uma parábola, narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta através de analogias.

Na trama, três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram exceto por um: é uma prostituta. Os deuses então decidem ajudá-la com uma quantia em dinheiro para que mude de vida mais fácil e seja, enfim, a tão procurada alma boa.

Contudo, ao abrir uma pequena loja, Chen Te se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade.

"Para abordar questões que estão presentes nas realidades ocidentais sem gerar um impacto imediato de identificação do público, a peça alemã desloca a história para outro lugar, em outro tempo e propor a reflexão de que Setsuan poderia ser Berlim, São Paulo ou São José dos Campos", conta a atriz Ana Carolina Salomão.

Os atores assumem diferentes personagens pela codificação dos aspectos físicos que compõem cada tipo junto a versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário.

Na peça, a personagem principal é obrigada a vestir-se de homem para poder abordar os moradores da cidade sem ser julgada.

"O autor não coloca a ação central na figura feminina à toa e isto reforça toda a discussão da bondade que a peça promove, visto que na sociedade em que vivemos as pressões maiores em relação ao cuidado e ao fisco do comportamento ficam a cargo da mulher", completa a atriz.

O projeto se iniciou como resultado de uma disciplina na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

Com a profissionalização do grupo, o trabalho se manteve no repertório por conta da pertinência e contundência do texto, inspirado na obra A Alma Boa De Setsuan de Bertolt Brecht. Frente aos paradoxos das relações da vida contemporânea, a obra dialoga com a plateia.

A entrada para assistir à peça é gratuita. O Teatro do Sesi São José dos Campos fica na Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos. Os ingressos também podem ser reservados no Meu Sesi online..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.