Izaias veta reajuste de servidores até fim do ano em Jacareí

Medida foi anunciada em decreto de calamidade pública no município; STPMJ irá recorrer à Justiça e à Câmara

Da redação @jornalovale | @jornalovale

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), vetou até o final de 2020 qualquer reajuste na remuneração dos servidores públicos. A medida integra as ações de decreto que estabelece calamidade pública no município, justificada pela crise do coronavírus.

No decreto, o prefeito define que a suspensão inclui reajustes ou aumentos remuneratórios de caráter continuados, revisões e datas-bases de servidores ativos e inativos.

De acordo com o STPMJ (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí), a postura contraria proposta que o próprio Izaias teria apresentado, de repor apenas o acumulado da inflação baseado no ICV-Dieese, de 3,07%.

"Os servidores, em assembleia virtual no dia 25 de março, concordaram com a proposta e aceitaram o fato de não terem percentual de aumento real. Decisão que demonstrou o espírito de solidariedade e a compreensão com a excepcionalidade do momento", relatou.

Em nota, a prefeitura disse que um dos fatores da decisão é o gasto com a saúde.

"A Prefeitura entende a expectativa dos servidores com relação ao dissídio, mas diante da situação com a Covid-19, considerando a dificuldade de prever a arrecadação deste ano, que poderá ter uma queda, optou por segurar o repasse para garantir os gastos com servidores e gastos atuais/futuros com a saúde"..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.