A 50 dias de entrega, COI de Jacareí tem 62% de implantação

Promessa do prefeito Izaias, operação depende do término da implantação da fibra ótica e da finalização das reformas no ambiente que deve receber os dados do sistema

Thaís [email protected]_thaisleite | @_thaisleite

A 50 dias da previsão para início de funcionamento do COI (Centro de Operações Integradas), Jacareí registra aproximadamente 62% das fibras óticas implantadas. O sistema de segurança teve ter custo de cerca de R$ 5,4 milhões, até o momento.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, estão em andamento a continuidade da implantação das fibras, principalmente nas rodovias, e a fase de reforma do ambiente que deve ficar responsável por receber os dados do sistema.

A reforma tem custo de R$ 154 mil, e, ainda requer o término da fachada e de espaços como vestiários e banheiros para os funcionários. O espaço deve receber equipes da GCM (Guarda Civil Municipal), do Departamento de Posturas, Polícia Militar, Polícia Civil e agentes de Mobilidade Urbana.

O sistema de segurança deve operar com 116 câmeras posicionadas em locais considerados estratégicos pelos órgãos, como as vias de acesso ao município. Toda a implantação é feita pela empresa Telemática Sistemas Inteligentes, e, segundo a prefeitura, há previsão de aditamento inferior a 5% no contrato para adequação física da rede de fibra ótica e reforço de rede elétrica. O valor do aumento ainda não teria sido formalizado.

Entre os dispositivos do Centro de Operações, estão 22 câmeras com a tecnologia OCR, que auxiliam na identificação de placas de veículos. O serviço deve ocorrer em convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que deve permitir acesso imediato ao banco de dados das polícias estaduais.

Para o convênio, a prefeitura informou ter enviado toda documentação para viabilizar o compartilhamento de dados e imagens, e que aguarda a publicação da formalização por parte da SSP.

ENTREGA.

A implantação do COI era prevista para ter início ainda no primeiro ano de mandato do prefeito Izaias Santana (PSDB), mas o contrato somente foi assinado no ano passado. Agora, segundo o governo tucano, o início de funcionamento do sistema integrado deve ocorrer durante o próximo mês.

"[É previsto para o] final de fevereiro se não houver atrasos decorrentes de chuvas ou outros fatores", diz trecho de nota apresentada a OVALE..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.