Com 450 afastados na prefeitura, Sindicato acusa assédio moral em Jacareí

Levantamento do governo aponta que, até setembro, 456 pessoas se afastaram da prefeitura com transtornos psicológicos

Da redaçã[email protected] | @jornalovale

O governo Izaias Santana (PSDB) registrou o afastamento de 456 servidores por transtornos psicológicos nos primeiros nove meses do ano. Para o STPMJ (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí), o número aponta o volume da ocorrência de assédio moral nos corredores públicos.

O levantamento, feito após pedido da vereadora Márcia Santos (PV), indica que 41% dos afastamentos ocorreram após o diagnóstico de depressão e 39% de ansiedade. Dados que, segundo o Sindicato, já são assíduos na cidade.

"É algo recorrente desde 2013. Já fizemos campanhas coletando assinaturas para que exista uma lei punitiva para impedir os assediadores, porque quando o servidor tem coragem e denuncia esse assédio, ele que acaba sendo punido", disse a presidente do Sindicato, Sueli Cruz.

Segundo ela, o problema é levado à atual gestão desde o início do mandato, em 2017, mas nenhuma ação efetiva teria sido empenhada até agora.

Já para o governo municipal, os dados apresentados não necessariamente representam a incidência de assédio moral.

"A prefeitura entende que casos de transtorno psicológico englobam uma série de fatores, não somente condições de trabalho", diz nota.

"Além de oferecer suporte ao servidor que enfrenta algum tipo de doença emocional, a prefeitura também possui canais de atendimento para que o servidor possa denunciar qualquer tipo de assédio", continuou. Como medida protetiva, o município informou que realiza exames periódicos em grupos de servidores..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.