Nossa Região

'Podemos vacinar 14 mil pessoas por dia', afirma secretária de Saúde de São José

Otimista, Margarete Correia prega cautela e o autocuidado e diz que a cidade está pronta para aumentar o ritmo da vacinação: 'A favor do nosso povo'

Xandu Alves@xandualves10
26/06/2021 às 00:24.
Atualizado em 24/07/2021 às 01:10
Secretária de Saúde de São José, Margarete Correia (CLAUDIO VIEIRA/PMSJC)

Secretária de Saúde de São José, Margarete Correia (CLAUDIO VIEIRA/PMSJC)

À frente da Secretaria de Saúde de São José dos Campos desde fevereiro, em pleno recrudescimento da pandemia, Margarete Correia entrou em uma fase mais otimista, embora siga cautelosa.

O otimismo vem da melhora nos indicadores e da vacinação, que em plena capacidade pode imunizar 14 mil pessoas por dia. Mas faltam doses.

"O que precisamos é garantir a remessa do Estado", disse ela ao Gabinete de Crise de OVALE. Confira:

Como está a situação?

Estamos num certo decréscimo do número de casos e de internações, que é o que mais nos preocupa. Depois do feriado, conseguimos conter de alguma maneira a circulação das pessoas e percebemos que houve de oito a 10 dias de muita apreensão, mas hoje já estamos com menos de 80% de ocupação nos nossos leitos. Havia um bom tempo que não conseguíamos sair da marca de 83% e 84% e já chegamos a quase 90%. Há uma confluência de bons ventos. São duas ondas importantes: a queda, mesmo que ainda em platô alto, e a positividade do sintomático respiratório que se apresenta nas nossas unidades, que está lentamente caindo para 22% e 23. Com a crescente vacinação, acredito que possamos estar revertendo um pouco essa pandemia a favor do nosso povo.

O platô alto preocupa?

A situação não está confortável, mas não quero perder o otimismo. Cada passo é importante, principalmente o autocuidado. A propagação da doença e a internação foram mais agressivas em outros municípios. Embora tenhamos momento de aumento nas notificações, nossas internações e óbitos estão diminuindo. Ainda temos um platô alto, mas temos conseguido manter o achatamento da curva e a estrutura de saúde sempre saudável e pronta para receber aqueles que mais precisam.

Qual a expectativa para a vacinação?

Temos uma capacidade potencial com a equipe de vacinadores que é mais ou menos de 14 mil por dia. Lembrando que as unidades básicas continuam fazendo todas as outras atividades em paralelo, não temos equipes dedicadas 100% à vacinação contra a Covid como temos na Casa do Idoso e no Cefe [Centro de Formação do Educado]. Temos essa capacidade diária de 10 mil a 14 mil pessoas vacinadas, mesmo em dias de outras atividades. O que precisamos é garantir a remessa do Estado para que possamos descer mais a idade. Tendo doses, conseguimos essa capacidade de vacinação..

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por