Nossa Região

Com recorde, maio indica risco de terceira onda na RMVALE

Vale do Paraíba segue com casos de Covid em patamar elevado e aumento de mortes e internações; maio terminará como mês mais letal e com mais pessoas hospitalizadas

Xandu Alves@xandualves10Publicado em 29/05/2021 às 00:31Atualizado há 01/07/2021 às 00:29
Coronavírus (d)

Coronavírus (d)

Quem segura o corona?

A pandemia do novo coronavírus segue surpreendendo pela voracidade.

No Vale do Paraíba, a doença bate seguidos recordes negativos em 2021. O ano tem 68% do total de casos confirmados e 67% da totalidade das mortes desde o início do surto, em março de 2020.

O mesmo acontece com o número de pessoas internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais da região para tratar formas graves da doença. A mortalidade nesse público é bem maior do que nos demais. Quanto mais internados, maior a chance de óbitos por Covid-19.

"Cerca de um terço dos internados não deve sair com vida da UTI", disse o médico Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus de São Paulo.

A afirmação do médico é verificável nos números do Vale.

O mês de maio já tem 31 mil casos confirmados de Covid e vai terminar com mais contaminados do que todos os casos positivos da doença registrados entre março e agosto do ano passado, período que soma 33 mil.

Pela média diária de contaminados (1.150), a previsão é que o mês encerre com mais de 35,5 mil diagnósticos positivos para a doença, ficando atrás apenas de janeiro deste ano, que lidera com 38,3 mil infectados.

O número de pessoas mortas pela Covid em maio (855) já é o segundo maior da pandemia, perdendo apenas para abril (955). Com média de 32 óbitos por dia, maio pode chegar ao final do mês superando a marca anterior.

Para piorar, o mês vai superar a marca de internações por Covid-19 de toda a pandemia, de acordo com dados da Fundação Seade. Serão cerca de 4,6 mil hospitalizações até o dia 31 de maio, acima do recorde anterior de 4,1 mil de abril e março..

Legenda. legenda Leg (Divulgação)
Business people standing at document. Magnifying glass, analysis, contract. Search concept. Vector illustration can be used for topics like business, internet, partnership (divulgação)
Vacinação contra a Covid-19 em São José (Divulgação/PMSJC)

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: