Em menos de 10 dias, o Vale do Paraíba pode superar a marca de 4.000 pessoas mortas por Covid-19, uma população inteira da cidade de Areias
Leito em São José (Divulgação / PMSJC)
Na direção do desastre.
A RMVale precisará de menos de 10 dias para alcançar uma marca indigesta: 4.000 pessoas mortas por Covid-19 --3.767 até quinta (15).
Esse número de vítimas da doença supera a população das três menores cidades do Vale, que não chegam a 4.000 habitantes cada uma. Arapeí tem 2.460 moradores, por exemplo.
É como se a região perdesse mais de uma cidade de Areias para a Covid, com todos os seus 3.896 habitantes condenados à morte pela doença, que colocou o mundo de joelhos.
E o que está muito ruim pode ficar ainda pior. Bem pior.
Modelo matemático criado pelo cientista Osmar Neto, doutor em Engenharia Biomédica e especialista em modelos epidemiológicos, revela que a região pode ter um pico ainda maior de mortes em maio, caso o isolamento continue em queda e os cuidados sanitários sejam negligenciados.
Neste cenário, o Vale pode ver a média de 31 mortes por dia de abril chegar a inacreditáveis 55 óbitos diários, o que seria desastroso sob quaisquer aspectos.
Nesse patamar, a região teria 385 mortes em uma semana, mais do que registrou entre setembro e dezembro de 2020 --355 mortes acumuladas.
"Se tivermos a cepa mais agressiva com maior circulação e as pessoas relaxando os cuidados, o pico de mortes será para maio", diz Neto.
Segundo ele, em um provável pico mais "realista", a região teria média de 40 mortes por dia durante uma semana. Na projeção mais "pessimista", o número sobe para 55 óbitos por dia, também ao longo de sete dias.
Ambos os cenários são catastróficos e só podem ser mudados se a taxa de isolamento subir --atualmente é uma das mais baixas da pandemia, inferior ao mínimo de 50%-- e os cuidados sanitários forem reforçados.
"Numa situação de comportamento das pessoas estável, estaríamos passando pelo pico com tendência de queda", afirma o cientista de São José.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas. Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.