Estudante joseense fatura medalha histórica em competição de astronomia

Da Redação | @jornalovale

O estudante Miguel Diniz Santos, do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, foi um dos 11 brasileiros a conquistar uma medalha no GeCAA (Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics), organizado pelo Comitê internacional da IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) e foi promovida como alternativa remota à olimpíada deste ano, que não pôde ser realizada na Colômbia por conta da pandemia do novo coronavírus.

No total, o Brasil faturou cinco medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze – entre elas a do joseense.

No total, o Brasil foi representado por 20 estudantes selecionados pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e que receberam treinamento online organizado entre os meses de março e agosto, com o apoio do Observatório Nacional/MCTI.

Foram duas competições independentes, uma individual e outra de grupo (formado por times de sete estudantes de diferentes países). O Brasil participou das duas competições com 10 estudantes em cada.

A competição aconteceu entre os dias 25 de setembro a 23 de outubro e contou com a participação de 279 estudantes (na competição individual) mais 154 estudantes (na competição de grupo) de 40 países.

Em novembro, ainda será realizada a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica Virtual (OLAA Virtual) com a participação de cinco estudantes brasileiros.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.