Casos de Covid-19 aumentam 136% em São José desde a reabertura

@Da redação | @jornalovale

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus deu um salto de 136% em São José dos Campos depois que as atividades econômicas foram reabertas, em 1º de junho.

No primeiro dia do mês, a cidade contabilizava 890 infectados pela doença, quantidade que chegou a 2.103 neste sábado (20), segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde.

No intervalo anterior, também de 20 dias, o número de casos havia crescido 121% em São José, passando de 391 em 12 de maio para 866, no último dia do mesmo mês.

O município ainda registra 74 mortes confirmadas por Covid-19, 16 óbitos suspeitos e 1.247 casos em investigação.

A reabertura do comércio e a queda na taxa de isolamento vêm causando aumento de casos confirmados da doença em junho, mês com quebra de recordes em São José.

A cidade registrou quatro dias com novos casos diários passando de 100, o que ainda não havia acontecido antes.

Foram 126 novos doentes em 10 de junho, 193 no dia 16, 107 no dia 17 e 198 nesta sexta (19), recorde absoluto até agora.

O governo estadual começou a orientar cidades do estado a reduzirem a flexibilização após o aumento de casos, mortes e de internações.

Campinas e Sorocaba foram as duas primeiras a receber o alerta, o que também pode ocorrer com São José, caso os indicadores continuem crescendo.

Nesta sexta, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade era de 70%. O parâmetro é um dos mais importantes na avaliação do Estado.

Macaque in the trees
Gráfico com evolução de casos e mortes por Covid-19 em São José dos Campos

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.