Casos positivos de Covid-19 sobem 36% em uma semana na RMVale

Percentual é maior do que na semana anterior e pode levar governo estadual a ‘rebaixar’ a região na escalada de flexibilização

@Da redação | @jornalovale

O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus subiu 36% no Vale do Paraíba em uma semana, segundo dados oficiais das prefeituras.

Nesta segunda-feira (1), o Vale registrava 2.325 casos positivos da doença, contra 1.714 infectados na última segunda (25).

O índice é maior do que os 25% de aumento no período imediatamente anterior, também considerando o intervalo de uma semana. Na ocasião, a região saltou de 1.370 para 1.714 casos confirmados de Covid-19.

A variação do número de casos a cada sete dias será um dos parâmetros usados pelo Estado para analisar a posição da RMVale no Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas, que começou nesta segunda (1).

Caso o percentual de aumento esteja em crescimento, a região poderá ser ‘rebaixada’ na escalada da flexibilização.

A RMVale está na fase 2 do plano, classificada de ‘controle’, entre a de alerta máximo (1) e a de flexibilização (3). Cinco atividades comerciais puderam reabrir a partir desta segunda, incluindo comércios e shoppings.

“Onde a pandemia estiver mais acelerada, vamos reforçar o isolamento social e o uso de máscaras. E onde há ocupação mais alta de leitos, melhorar a capacidade hospitalar, com apoio do Estado. A construção disso será diária, com os prefeitos trabalhando para melhorar de fase. Quando necessário, a região terá recrudescimento ou flexibilização”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.