Comunidade Coração Valente cobra plano de habitação em Jacareí

Com 200 famílias, Coração Valente prepara manifestação para cobrar ações municipais na área de moradia

Thaís Leite @_thaisleite | @_thaisleite

Com reintegração de posse suspensa, moradores da comunidade Coração Valente devem sair às ruas para cobrar do governo Izaias Santana (PSDB) um plano de habitação em Jacareí.

A ocupação, que migrou para o Bandeira Branca após ter que deixar um terreno no Rio Comprido, possui hoje cerca de 200 famílias. Segundo a líder da comunidade, há moradores como grávidas e crianças, que não podem correr o risco de ficar sem casa.

"A gente não pode ficar aqui esperando sentado o juiz bater o martelo e a gente ter que sair correndo daqui. Não tem nenhum plano de habitação na cidade, nada previsto", afirmou Elisângela Silva. O grupo planeja percorrer as ruas do centro na manhã desta sexta-feira.

A comunidade conta atualmente com uma horta comunitária, bar e mercearias, grupos de oração e aulas para adultos, com professores voluntários.

Em nota, a prefeitura informou que as políticas habitacionais são promovidas pela União, com a cooperação dos estados e municípios, mas que desde 2017 não houve oferta que atendesse os grupos interessados.

"Uma vez que o município depende de maior destinação de recursos estadual e federal para programas de moradia de grande alcance, a prefeitura optou por investir os recursos municipais na regularização de áreas existentes"..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.