Logo Jornal OVALE

Uma pessoa é vítima de assalto a cada cinco minutos em SP, diz Estado

Levantamento da SSP a respeito do perfil dos roubos mostra liderança do assalto a pessoas nas ruas com 37,3%, equivalente a 55,3 mil ocorrências entre janeiro e julho deste ano, com 11 vítimas por hora, de acordo com média

Xandu [email protected] | @xandualves10

Uma pessoa é assaltada no estado de São Paulo a cada cinco minutos. Por hora, são 11 vítimas de roubo no território paulista. Os dados oficiais referem-se ao período de janeiro a julho deste ano e são da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

De acordo com análise do perfil dos crimes feito pela pasta, de cada 10 roubos que ocorreram nos sete primeiros meses deste ano, praticamente quatro tiveram como vítima um transeunte, com 37,3% da totalidade.

Ao todo, as vítimas na rua totalizaram 55,3 mil pessoas no estado, dentro de um total de 148,4 mil roubos em 2019. A quantidade representa queda de 5,68% comparada ao mesmo período de 2018, com 157,4 mil roubos.

Foram registrados 4.240 roubos no Vale do Paraíba de janeiro a julho deste ano, queda de 17,57% frente a igual período do ano passado, com 5.144 crimes.

O roubo de veículo é a segunda modalidade com mais registros no estado, chegando a 16,5%, equivalente a 27,3 mil de janeiro a julho, média de cinco veículos roubados por hora. Em terceiro, o roubo a estabelecimentos comerciais alcançou 5% do total de crimes, com 7.4 mil ocorrências, uma por hora no estado.

De acordo com a SSP, os documentos são o principal alvo dos ladrões, com 40% dos objetos roubados de janeiro a agosto, principalmente cartões bancários.

POSIÇÃO.

Comandante da Polícia Militar do Vale do Paraíba, o coronel José Eduardo Stanelis ressaltou que os crimes violentos, que incluem os roubos, estão em queda no Vale. "Operações Integradas realizadas entre PM e Forças de Segurança vêm contribuindo significativamente para a redução desses indicadores criminais", afirmou.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.