Logo Jornal OVALE

Serra da Mantiqueira entra para a 'Rota Cervejeira' de São Paulo

Governo estadual inclui Campos do Jordão, Santo Antônio e São Bento na mais nova rota turística do estado, a da cerveja

Xandu [email protected] | @xandualves10

A Secretaria Estadual de Turismo lançou nesta semana a 'Rota Cervejeira', que inclui seis regiões do estado, entre elas a Serra da Mantiqueira.

O objetivo é estimular o turismo nestas regiões para apaixonados por cerveja, especialmente as especiais.

A rota será lançada oficialmente no 'Mondial de la Biere', o Festival Internacional de Cervejas, evento que acontece até domingo no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O estado conta com cinco rotas cervejeiras: capital e região, Campinas, Sorocaba, Serra da Mantiqueira e Ribeirão Preto. No total, há 218 fábricas de cervejas nestas regiões, colocando São Paulo no 2º lugar do ranking do Brasil em número de cervejarias.

Na Serra da Mantiqueira, a 'Rota Cervejeira' destaca fabricantes em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, como Araukarien, Baden Baden, Bauzeira, Caras de malte, carijó e Krios. "A diversidade de atrativos paulistas é imensa. E agora os turistas têm mais um incentivo para viajar, com o lançamento da Rota Cervejeira", aponta a Secretaria de Turismo.

No festival do Rio de Janeiro, a pasta espera apresentar as cervejas paulistas para um público estimado em mais de 45 mil pessoas.

"É uma boa iniciativa para a região e aos amantes da boa cerveja. A bebida começa a ganhar outro status no Vale com a produção das cervejas especiais", disse André Araújo, colecionador de cervejas.

Brasil conta com cinco rotas da cerveja para aficcionados

Para quem é apaixonado por cervejas, além da nova rota criada no estado de São Paulo, o país conta com cinco rotas ligadas à bebida, principalmente para degustação de tipos especiais. Duas estão na região Sul: Vale do Itajaí (Vale da Cerveja), em Santa Catarina, e Curitiba, onde há o 'Beer Train' que percorre o roteiro sobre trilhos entre Curitiba e Morretes, no Paraná. Ribeirão Preto tem a rota conhecida das cervejarias artesanais, incluindo um tour pelas produtoras. Outra rota fica na Serra Fluminense, em Petrópolis, com antiga fábrica da Bohemia e pequenas cervejarias em Teresópolis.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.