Especial

Webinário OVALE discute a nova astronomia

Em transmissão ao vivo, estudantes de jornalismo que integram OVALELab.com Univap questionam principais nomes de projeto que promete revolucionar telescópios terrestres

Da redação@jornalovalePublicado em 10/07/2021 às 02:53Atualizado há 27/08/2021 às 19:32
GMT (Damien Jemison / GMT)

GMT (Damien Jemison / GMT)

As inovações tecnológicas têm se tornado cada vez maiores e a proposta do novo telescópio GMT (Telescópio Gigante Magalhães) é abrir fronteiras no espaço e tempo ao conseguir visualizar o universo com os pés no chão.

Para entender qual a tecnologia do telescópio e satélite, além de como é desenvolvido o projeto do telescópio gigantesco de Magalhães, um webinário OVALE com os principais nomes do tema acontece na próxima segunda-feira, às 16h.

O encontro virtual será exibido ao vivo pelas plataformas digitais do jornal: Youtube e Facebook.

O debate contará com a participação de Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho (Coordenador do Observatório da Univap), Josué Cardoso dos Santos (PhD Pesquisador do ITA) e Laerte Sodré Junior (PI do Projeto GMT/FAPESP - IAG/USP - Coordenador). A conversa será mediada pelo jornalista Caíque Toledo, de OVALE, e contará com perguntas de Caio Goulart e Irene Ortega, estudantes de jornalismo que integram o projeto OVALELab.com Univap. Ao longo de todo o diálogo, o público terá oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto.

NOMES.

Irapuan Rodrigues, coordenador do Instituto de Pesquisa de Física e Astronomia da Univap, deve contar a inovação tecnológica do telescópio para a sociedade. Já Cardoso, bolsista Jovem Talento International do programa CAPES-PRINT do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), deve abordar a inovação tecnológica dos satélites. Por sua vez, Laerte Sodré, coordenador-geral do projeto GMT, apresentará quais são os aportes hoje para a inovação tecnológica do Brasil e do mundo.

Leia o conteúdo especial:

- Editorial: OVALE dá voz ao conhecimento

- Com tecnologia de ponta, novo telescópio vai ajudar a ciência na busca de respostas sobre o universo

- Estamos sós? GMT vai auxiliar a busca por vida em outros planetas

- Conexão em órbita: tecnologia dos satélites é decisiva para democratização da internet

- Redes sociais ajudam cientistas a compartilharem conhecimento com o público

- Comunicação e ciência: por que andam lado a lado?

- OVALELab.com Univap: ouça os podcasts sobre pesquisas espaciais

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: