OVALE faz a maior cobertura eleitoral da história e ajuda os eleitores a definir o voto

Da redaçã[email protected] | @jornalovale

A maior eleição da história da RMVale, com 6,8 mil candidatos e 1,9 milhão de eleitores, também tem a maior cobertura eleitoral da história de OVALE, o principal veículo de comunicação da região.

Pautado por seu DNA editorial, calcado na produção diária de conteúdos de credibilidade, com o exercício de um jornalismo livre, independente, crítico, plural, ético e apartidário, OVALE pautou o debate político durante a campanha, por meio do conteúdo de qualidade produzido tanto nas páginas impressas quanto nas plataformas digitais, em que tem a liderança absoluta de alcance e engajamento.

Ao longo da corrida eleitoral, que tem o primeiro turno neste dia 15, OVALE fez sabatinas e esquadrinhou os planos de governo, promoveu oito debates ao vivo em uma parceria com a TV Band Vale (todos transmitidos em tempo real no site e redes sociais), entrevistou os 32 candidatos a prefeitura das três maiores municípios do Vale do Paraíba -- São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.

E não foi só.

Foram ainda duas pesquisas sobre a corrida eleitoral em São José contratadas por OVALE e realizadas pelo instituto Paraná Pesquisas, sendo a primeira no dia 13 de junho -- decisiva para a definição do xadrez político -- e outra no dia 16 de outubro, em parceria com a TV Band Vale -- a primeira no período eleitoral, responsável pela redefinição de estratégias de campanha.

JORNALISMO.

OVALE produziu conteúdos de serviço, como o 'De olho no voto', série de vídeos explicando qual o papel dos vereadores, como é a votação, como opera a democracia representativa.

Também foram produzidos cadernos especiais, com as edições do Documento OVALE sobre as eleições, além da criação do 'Propostômetro', ferramenta digital que reúne as principais propostas retiradas dos planos de governo dos 32 candidatos a prefeito nas três principais cidades da região.

O jornal ainda preparou reportagens especiais realizadas em tempo real no acompanhamento do que era notícias na campanha eleitoral.

Tudo isso objetivou fornecer aos eleitores e eleitoras do Vale subsídios para que eles façam suas melhores escolhas políticas, conscientes da importância e da responsabilidade do voto livre e democrático.

"O voto consciente não é apenas um direito, mas uma responsabilidade cívica", afirmou o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno.

E acrescentou: "Numa democracia representativa como a nossa, a soberania popular é exercida única e exclusivamente pelo voto direto, decorrência insofismável da dignidade humana e da igualdade entre as pessoas, independentemente do grau de instrução e classe social".

Pelas redes sociais, os (e)leitores puderam acompanhar as atividades no dia a dia da campanha. "OVALE cumpre o seu papel, ao produzir o melhor conteúdo jornalístico da RMVale, tanto nas edições impressas, com mais análise e aprofundamento, quanto nas plataformas digitais, em que tem o maior alcance e engajamento de toda a região", afirmou Guilhermo Codazzi, editor-chefe de OVALE.

O jornal criou ainda, de forma inédita, ferramentas de combate à proliferação de fake news, como o 'Escola de Notícias'. O 'Verifica OVALE' também foi à caça de notícias falsas.

"Em meio ao tsunami de fake news, que representa uma ameaça frontal ao livre pensamento, a atuação do jornalismo independente, livre, crítico e plural é ainda mais imprescindível para a democracia", disse.

APURAÇÃO.

Para a divulgação do resultado das eleições, OVALE prepara conteúdo especial em seu site e nas redes sociais, com a produção de vídeos ao longo do dia e também um programa ao vivo na página no Facebook, com a análise da equipe de jornalistas, entrevistas com os eleitos e as análises de convidados.

OVALE também produzirá capas especiais da eleição assim que os vencedores das principais cidades forem sendo divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além de noticiar, em tempo real, todos os passos da apuração eleitoral na região.

Afinal, o livre exercício da democracia é uma ótima notícia.

E conta com o voto de OVALE.

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.