Especial

É nota 10! Alunos e professores aprovam 'Escola de Notícia', novo projeto de OVALE

Novo programa da TVOVALE traz dicas e orientações para ensinar estudantes a lerem informações corretamente e identificarem as notícias falsas, separando o joio do trigo

Da redação@jornalovale
18/04/2020 às 02:00.
Atualizado em 24/07/2021 às 22:34
Aprendizado. Crianças do Instituto Alpha Lumen durante visita à redação de OVALE realizada em 2019 (Pedro Ivo Prates/ Arquivo Alpha Lumen)

Aprendizado. Crianças do Instituto Alpha Lumen durante visita à redação de OVALE realizada em 2019 (Pedro Ivo Prates/ Arquivo Alpha Lumen)

Nota 10!

O Escola de Notícias, programa criado pela TVOVALE para ajudar alunos, professores e leitores a identificarem fake news, separando verdade e mentira, está recebendo nota máxima!

A nova ferramenta de OVALE, que é publicada nas redes sociais, já chamou a atenção, por exemplo, da Unitau (Univesidade de Taubaté), que fez um convite à redação para a participação em um debate a respeito de notícias falsas.

A Univap (Universidade de Taubaté) também pretende usar o material em suas aulas de jornalismo, assim como de diversas escolas da RMVale.

O novo projeto foi lançado na semana passada, ao lado da ferramenta Verifica OVALE, que prevê uma checagem em tempo real de notícias, verdadeiras ou falsas, que surjam na região durante o período de pandemia.

ANÁLISE.

"A sociedade precisa muito de notícias, mas como garantir que elas sejam confiáveis? Nada melhor que dar ao cidadãos a oportunidade de eles mesmos fazerem essa análise crítica por meio do 'letramento midiático'", diz Kátia Zanvettor, pesquisadora e professora de jornalismo da Univap. "Acredito que o projeto tem esse papel: ensinar as pessoas a fazer a leitura crítica da mídia e, assim, ter condições de se armar contra a desinformação", afirma.

"[É uma] contribuição importante para as aulas nas escolas, de maneira didática, e apresentada por profissionais muito competentes e que a gente pode realmente usar isso nas escolas, nas aulas de cursos tecnológicos", diz Maria Cristina Pavani, assessora pedagógica do instituto Alpha Lumen.

"Ficou muito bacana o quadro, muito didático, a população merece informações fáceis de assimilar e com conteúdo de suma importância. Estão de parabéns!", declarou Klaus Coelho Calegão, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos..

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por