Guerra direto do front: a vida dos profissionais de sade na linha de frente do combate ao vrus

Mdicos, enfermeiras, tcnicos de enfermagem, trabalhadores de manuteno e limpeza esto na linha de frente do combate ao novo coronavrus, lutando contra o vrus e descaso

Muitos são os 'guerreiros' na batalha contra o vírus.

Eles estão nas equipes da saúde que lidam diretamente com os infectados. Mas também nos trabalhadores da limpeza, em hospitais e nas cidades, que mantêm estruturas limpas e sem contaminação pelo coronavírus.

Gerente executiva assistencial da Santa Casa de São José dos Campos, Lucimara Aparecida da Silva conta que o hospital montou um comitê de crise e faz reuniões diárias, ou até várias vezes ao dia, para redefinir local, fluxo e manejo dos pacientes.

"Com certeza é um desafio, pois é uma situação nova, onde estamos buscando sempre oferecer segurança para nossos pacientes e nossos colaboradores".

Atendendo pacientes graves que chegam à Santa Casa, segundo Lucimara, os profissionais ainda enfrentam hostilidade e agressões foram do ambiente hospitalar. Em outros países, médicos e enfermeiros têm sido aplaudidos nas ruas.

"Nossos profissionais estão motivados, mesmo enfrentando críticas e sendo hostilizados por parte da população. Eles estão fazendo a diferença no atendimento aos pacientes. Estão focados e preparados".

Especialista em terapia intensiva e cardiologista, Augusto Urena, diretor clínico da Santa Casa de São José, disse que o momento é de "dar o melhor que a gente tem para a pronta recuperação dos pacientes, com os cuidados que temos que ter nesse trabalho".

Segundo ele, que tem 30 anos de experiência, a pandemia trouxe desafios. "Deparamos com desafios nos cuidados com as secreções e contato com o vírus. Temos que ser rigorosos nos protocolos. Espero que tenhamos saúde e força para sair dessa crise".

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 8,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.