Logo Jornal OVALE

A bolha de Bolsonaro

Fato de Bolsonaro dizer que mentira que algum passe fome no pas mostra que presidente no conhece o Brasil

Uma simples declaração, feita nessa sexta-feira pelo presidente da República, exemplifica a falta de preparo de Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o país -- algo que, aliás, tem sido reforçado dia após dia desse ano de 2019.

"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora passar fome, não. Você não vê gente pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países por aí pelo mundo", disse o pesselista, durante café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros. A conversa foi transmitida pelas redes sociais do próprio presidente.

"É um discurso populista [falar de fome no Brasil], tentando ganhar simpatia popular, nada mais além disso. O que nós temos que fazer, nós, Poder Executivo e Legislativo, em grande parte um depende do outro, é facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir", completou Bolsonaro no café da manhã.

Após virar chacota por mostrar tamanha falta de conhecimento da realidade do país que governa, Bolsonaro recuou. Disse que "alguns passam fome". Mesmo assim, o presidente continuou bem longe de estar certo.

Segundo números da FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), pelo menos 2,5% da população brasileira ainda encontra-se em grave situação alimentar.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017 (último dado disponível) 5.653 pessoas morreram de desnutrição no Brasil em 2017. Isso representa uma média de mais de 15 pessoas por dia.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54,8 milhões de brasileiros (26,5% da população total do país) eram considerados pobres em 2017 (também é o último dado disponível).

Números dessa grandeza, por acaso, podem ser resumidos em "alguns" brasileiros? Só na cabeça de Bolsonaro. O problema, para todos nós, é que é justamente essa cabeça que tem o dever de comandar o país. Como acreditar que alguém que não vê a fome como um problema poderá ajudar quem não tem o que comer? Nosso presidente vive numa bolha e não tem a menor ideia do que acontece Brasil afora..