Jacare registra 44% de aumento nas mortes por cncer de prstata

Apesar do aumento, prefeitura registrou realizao de mais exames neste ano em comparao ao mesmo perodo de 2018

Thas Leite @_thaisleite | @_thaisleite

O câncer de próstata foi responsável por matar 13 homens até setembro deste ano em Jacareí. O número 44% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando morreram nove vítimas da doença.

Apesar do aumento, a prefeitura registrou um crescimento no número da realização de exames. Entre laboratoriais, ultrassonografias de próstata abdominal e transretal e biópsia de próstata, foram 7.794 no ano passado e 8.810 este ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda são 45 pacientes na fila para realizar a ultrassonografia de próstata abdominal e 38 pacientes para a de próstata transretal. Para a biópsia, não há registro de demanda reprimida.

O câncer de próstata é a segunda doença que mais afeta os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. A incidência maior é em pessoas acima de 50 anos. O diagnóstico é confirmado após a realização da biópsia.

PREVENÇÃO.

Como parte da campanha 'Novembro Azul', a prefeitura deve realizar em 23 de dezembro o "Dia D", com uma série de exames sem necessidade de agendamento prévio. Os procedimentos devem estar disponíveis nas Unidades de Saúde do Jardim das Indústrias, Cidade Salvador, Santa Cruz dos Lázaros, Parque Santo Antônio, Jardim Yolanda, Jardim Emília, Parque Meia-Lua, Igarapés e Parque Brasil..

 

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.