Jacare avanou na sade e demais setores, diz izaias

Em meio pandemia da Covid-19, prefeito de Jacare tenta aliar as necessidades na rea da sade com os outros projetos de governo para o andamento da cidade

Em meio à pandemia da Covid-19, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), vive o desafio de tentar evitar o colapso do sistema de saúde da cidade e ainda tenta manter o ritmo dos outros serviços. "O maior desafio é conseguir compatibilizar interesses legítimos que são confrontados a interesses gerais", disse Izaias em entrevista exclusiva a OVALE.

Qual está sendo o maior desafio até agora de Jacareí durante a pandemia?

O maior desafio é conseguir compatibilizar interesses legítimos que são confrontados a interesses gerais. Isso gera desgaste e exige desgastes de várias frentes, quando na verdade deveríamos ter união para combater a pandemia.

Algumas cidades, como Araraquara e Ribeirão Preto, decretaram lockdown. Existe essa possibilidade em Jacareí?

Não há remédio ou solução municipalista, a não ser quando a cidade é a maior da região e não é polo de atração das cidades próximas. Hoje, as medidas devem ser tomadas regionalmente ou estaduais.

Qual a orientação que o senhor dá à população jacareiense durante este período pandêmico?

Escolher bem as informações que devem ouvir e, na dúvida, seja bem prudente. Faça sempre a higienização das mãos, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Nenhuma atividade precisaria ser fechada se todos fizessem a sua parte.

Nesses últimos quatro anos, quais são os principais avanços que o senhor aponta na cidade?

As obras de saneamento básico, tanto de esgoto quanto de infraestrutura foram importantes, zeramos as vagas nas creches municipais e, mesmo com dificuldades, conseguimos normalizar os serviços de saúde.

A estrutura montada durante a pandemia da Covid-19 poderá ficar para o uso da saúde da cidade?

A estrutura da Santa Casa vai se incorporar aos serviços municipais. São 12 vagas de UTI. Mas o hospital de retaguarda é temporário. E ainda vai levar um ano e meio para recuperar a qualidade dos serviços.

O que vem sendo feito para reduzir índices de criminalidade?

O COI (Centro de Operações e Inteligência) é a nossa principal conquista para melhorar a segurança pública na cidade. Também há uma integração entre as polícias e a nossa guarda municipal. Estamos trabalhando na manutenção da iluminação pública e limpeza e de áreas públicas, que ajudam a inibir a criminalidade.

O que a população de Jacareí pode esperar para os próximos anos na cidade?

Pode esperar que alcancemos a solução dos problemas mais sérios, a finalização da revisão do Plano Diretor, para que a cidade receba novos investimentos e a conclusão do anel viário, um antigo sonho dos jacareienses. Também pode esperar avanço nas obras de saneamento e infraestrutura. E, principalmente, que com o fim da pandemia a cidade volte a ter alegria com os eventos da Fundação Cultural e da Secretaria de Esportes.

O que gostaria de ter feito no seu mandato e que ainda não conseguiu?

A entrega das obras do anel viário, que atrasou bastante por conta de impedimentos do Ministério Público e da Defensoria Pública. Também gostaria de ter terminado a intervenção da Santa Casa, que não foi possível por causa da pandemia..

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido, assistido, curtido e compartilhado. So mais de 23 milhes de visualizaes por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao da edio impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.