São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Outubro 18, 2018 - 00:12

Doria, 52%, e França, 48%, estão com empate técnico

Doria e França

Empatados. João Doria (PSB) e Márcio França (PSB), em S. Paulo

Foto: Divulgação

Pesquisa divulgada pelo Ibope foi a primeira do instituto neste segundo turno para o governo de São Paulo; considerando os votos totais, Doria teria 46% e França teria 42%

Das agê[email protected]

O candidato ao governo do Estado João Doria (PSDB) tem 52% e Márcio França (PSB) 48% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (17). Este foi o primeiro levantamento do instituto durante o segundo turno. A situação é de empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na relação de votos totais, o Ibope apontou João Dória com 46% e Márcio França, com 42%. Brancos e nulos somaram 10%, , enquanto 2% dizem não saber em que vão votar no segundo turno.

No primeiro turno da eleição, realizado há dez dias, Doria teve 31,7% dos votos e França, 21,5% dos votos válidos. O estudo também indicou o potencial de votos e rejeição dos candidatos. Os entrevistadores perguntaram: "Para cada um dos candidatos a Governador de São Paulo que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele.

Para João Doria, aqueles que com certeza votaria nele para governador somaram 27%. Outros 20% poderiam votar nele e 32% não votariam de jeito nenhum; 18% não o conhecem suficiente para opinar e 3% não sabem ou preferem não opinar.

Para Márcio França, 26% com certeza votariam nele, enquanto 23% poderiam votar nele para governador. Outros 20% não votariam em França de jeito nenhum, 28% não o conhecem o suficiente para opinar e 3% não sabem ou preferem não opinar sobre o candidato.

O cálculo dos votos válidos exclui do levantamento os votos brancos, nulos e de quem não respondeu. Este é o mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral durante a apuração. Para ser declarado vencedor, o candidato deve ter mais de 50% dos votos válidos.

A pesquisa ouviu 1.512 votantes e a margem de erro estimada é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95% - esta é a chance de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo no Tribunal Superior Eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO