São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Setembro 24, 2018 - 22:15

ONU: Mandela é uma 'luz de esperança'

Estátua de Nelson Mandela

Homenagem. Estátua de Nelson Mandela foi apresentada durante cúpula realizada na sede da ONU

Foto: /Agência Brasil

O secretário-geral António Guterres defendeu que o ex-presidente sul-africano personificou os valores mais altos da entidade

Das Agê[email protected]

A ONU (Organização das Nações Unidas) abriu nesta segunda-feira a cúpula sobre a paz, dedicada à memória do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, defendendo que seu legado representa "luz de esperança para um mundo dilacerado pelos conflitos e o sofrimento". "Foi um líder que nos ensinou que é possível perdoar, que é possível que a reconciliação e a paz se sobressaiam sobre o ódio e a vingança", destacou a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, no discurso de abertura.

Dezenas de chefes de Estado e de Governo discursaram longo do dia nesta cúpula, que lembra o centenário do nascimento de Mandela e que serve como ponto de partida para uma semana de debates que os líderes terão em Nova York. Os 193 países da ONU adotaram uma declaração política a favor da paz, um documento não vinculativo no qual reiteram seu compromisso com a paz global e os direitos humanos.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o ex-presidente sul-africano "personificou os valores mais altos da ONU" e lutou por "uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em igualdade e harmonia".

"Hoje, com os direitos humanos sob crescente pressão ao redor do mundo, seria muito bom refletir sobre o exemplo deste homem excepcional", afirmou Guterres. É preciso "enfrentar as forças que nos ameaçam, com a sabedoria, a coragem e a fortaleza que Nelson Mandela personificou", afirmou o secretário..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO