São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Setembro 24, 2018 - 22:15

MP abre investigação contra Alckmin por desapropriação de terrenos

Geraldo Alckmin

Legemda. legenda

Foto: /Divulgação


INVESTIGADO. O MP-SP (Ministério Público do estado de São Paulo) abriu uma investigação nesta segunda-feira contra o candidato à presidência da república pelo PSDB e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O inquérito foi instaurado após reportagem publicada em16 de setembro no jornal Folha de S.Paulo, que apontou irregularidades em dois decretos que levaram a desapropriações de terrenos de familiares de Alckmin.

A apuração do MP envolve eventual irregularidade nos decretos editados em 2013 e 2014 por Alckmin, então governador do estado de São Paulo, que dispõem sobre desapropriações de terrenos pertencentes a seu sobrinho, Othon César Ribeiro e esposa dele Juliana Fachada Cesar Ribeiro. O MP acrescenta que, segundo a matéria jornalística, as desapropriações teriam rendido a Othon e a Juliana ao menos R$ 3,8 milhões.

Um dos argumentos do Promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social Marcelo Milani para a abertura da investigação contra o tucano é que "o fato narrado pode configurar enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação de princípios da Administração Pública e, portanto, ato de improbidade administrativa".

OUTRO LADO.

Através de sua assessoria de imprensa, Geraldo Alckmin afirmou que não interferiu no traçado do contorno de São Roque e que é 'descabida e ofende o bom senso' a ideia de que o processo de desapropriação foi conduzido 'apenas para beneficiar parentes do ex-governador'.

O tucano disse também que assinou centenas de decretos de utilidade pública e de desapropriação, 'todos eles amparados em pareceres técnicos dos órgãos responsáveis e em parecer jurídico da Procuradoria-geral do Estado' de acordo com a nota enviada nesta segunda pela assessoria de imprensa..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO