São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 14, 2018 - 00:06

Pitty traz seu som a São José nesta sexta

Família. Pitty é mãe de Madalena, fruto de sua união com o baterista Daniel Weskler

Família. Pitty é mãe de Madalena, fruto de sua união com o baterista Daniel Weskler

Foto: /Jorge Bispo/Divulgação

Paula Maria [email protected]

Mais coragem e menos vulnerabilidade ao julgamento alheio. Depois de dois anos fora dos palcos numa dedicação exclusiva à maternidade, Pitty está de volta.

Mas trata-se agora de uma artista diferente. Apta a ressignificar a sua identidade e pronta para assumir em definitivo o seu lugar no mundo como cantora, compositora, empresária, apresentadora, mulher e, principalmente, mãe.

E é toda a força que ela carrega nesse seu novo momento de vida que a inspirou a produzir o show que traz a São José nesta sexta-feira (17).

A nova turnê, nomeada "Matriz", traz um encontro entre passado (herança) e presente. Nela, Pitty parte de uma investigação de onde vieram as composições, num retorno ao violão de nylon, ao mesmo tempo em que agrega essa sonoridade à beats, samples e batidas eletrônicas que nunca havia usado antes. "É a junção do orgânico com o eletrônico, na verdade", resume a cantora.

"Eu enxergo a essência e a bagagem do passado, do que me formou musicalmente e como pessoa, e isso permanece. Eu vejo essa essência dentro dessa mulher que sou hoje, com novas experiências, vontades, sonoridades. Há a mesma gana de descobrir, de crescer de antes", cravou.

Experiências.

"Contramão" e o single recém-lançado "Te Conecta", fazem parte do repertório do show. Este último, aliás, traz uma pegada reggae, que pode soar como novidade a alguns admiradores.

"Para o grande público, com certeza soa como novidade. Mas, para quem conhece o meu show, sabe que, ao vivo já fizemos muitas experiências com esse estilo", disse Pitty. "Teve uma época em que a gente enjoou de 'Equalize' e resolveu só tocar ela em reggae, por exemplo", lembrou.

"Nas partes de jam session de 'Memórias' e 'Máscara' sempre pintaram referências a Sister Nancy, Bad Brains e Bob Marley"continuou. "E a primeira demo que mandei para o Rafa Ramos, antes de gravar o 'Chip Novo', tinha uma música de minha autoria, voz e violão, que era um reggae. Ou seja, faz parte da minha matriz. É um ritmo que sempre esteve presente na minha vida - afinal, sou baiana e isso é cotidiano - e também nos meus ouvidos".

Dessa vez, Pitty resolveu experimentar o mento, o dub, o rocksteady trazendo tudo isso para o seu som. "Como riff de guitarra e sopro, por exemplo".

Arte.

Com uma estética nova, o show traz em seu backdrop (painel que fica no fundo do palco) trabalho da artista gráfica e ilustradora Eva Uviedo. Eva é a responsável pela capa de "Na pele", canção lançada por Pitty em parceria com Elza Soares, em 2017.

"O desenho de palco é bem diferente do anterior", revelou a cantora.

"A turnê está crescendo e ganhando forma, e nosso plano é rodar o Brasil inteiro. Já temos bastante datas marcadas e ainda vão 'pintar' outras. Enquanto isso, nas brechas, vou gravando o disco, que também está-se fazendo à medida em que encontro pessoas e passo por lugares", adiantou.

reflexões.

Na TV, Pitty encara o sofá do "Saia Justa", programa do Multishow, junto de Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Gaby Amarantos.

"É maravilhoso, um baita aprendizado. Tem essa coisa do ouvir, do deixar o entrevistado falar. Mas como também é um programa opinativo - e muitas vezes somos só nos quatro -, há muito espaço para dizer o que sentimos e pensamos, e refletir ao vivo com as pessoas em casa", afirmou ela.

"Eu adoro levantar questões e deixar o público pensando. Me interessa mais perguntar e refletir do que responder. E eu tenho amado conviver com essas mulheres inteligentes, autônomas, divertidas. O bastidor é uma delícia", ressaltou.

Serviço.

Pitty se apresenta no Palácio Sunset (r. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, 1152, Jardim Limoeiro). O show está previsto para ocorrer 0h.

Ingressos a partir de R$60 na pista comum (com a doação de 1kg de alimento - arroz ou feijão - que deverá ser levado no dia do show).

Informações: https://goo.gl/A3n7F6..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO