São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
CONTEÚDO PATROCINADO
Agosto 01, 2018 - 13:43

Projeto Conhecendo São José dos Campos, no Luce Prima

Luce Prima

Luce Prima

Foto: Divulgação


São José dos Campos

No Colégio Luce Prima, conhecer e apropriar-se da cidade onde moramos são objetivos de vários projetos desenvolvidos em diferentes séries. No 3º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, temos o Projeto “Conhecendo São José dos Campos”. Através de um tour pela cidade, de pesquisas e análise de fotos antigas e atuais, as crianças conhecem um pouco mais sobre a história da cidade onde moram.

Depois, graças ao intercâmbio com uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e de Novo Airão, Amazonas, as crianças comunicaram, através de cartas, suas impressões sobre a cidade de São José dos Campos aos colegas que moram em regiões distantes e puderam conhecer um pouco da vida deles na cidade onde moram.

Para tanto, os alunos estudaram as características da tipologia textual (cartas) a partir da leitura e análise de diferentes textos. Selecionaram as informações que julgaram mais relevantes ou interessantes sobre a cidade de São José dos Campos. Produziram diferentes versões para seu texto, que passou por processos de revisão coletiva e individual, até chegarem ao resultado final. Aprenderam a preencher o envelope e a postar uma carta. Depois, finalmente, era só aguardar a resposta, com as informações sobre as cidades distantes. Num mundo em que tudo parece ser instantâneo, essa espera também foi um aprendizado para nossas crianças.

Para finalizar o projeto, os alunos do 3º ano, inspirados no trabalho da artista plástica Avani Stein e utilizando a técnica “foto riscada”, criaram suas obras a partir das fotografias de Sinai Faingold, fotógrafo que capta imagens dos diferentes espaços públicos da nossa São José dos Campos. A técnica consiste em realizar intervenções gráficas (ranhuras abertas com pregos, clips e esponjas de aço) nas imagens e depois pintá-las com nanquim, aquarela ou tinta guache.

O melhor caminho para nos apropriarmos da nossa cidade é conhecê-la, admirá-la para, então, interferir nela. A trajetória desse projeto considera esse processo: conhecer um pouco mais sobre a cidade (city tour, pesquisas, textos informativos), refletir sobre o que mais gostamos (ou não gostamos!) e relatar como é nosso contato com essa cidade (estudo tipológico e produção das cartas) e, por fim, deixar a nossa marca nela, ainda que de forma metafórica (intervenções gráficas).

No Colégio Luce Prima, o trabalho de leitura e escrita acontece de forma contextualizada, considerando situações reais de comunicação. Assim, a leitura e a escrita se tornam instrumentos para aprender ainda mais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO