São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Agosto 28, 2018 - 23:56

Japão coloca a Coreia do Norte como 'séria ameaça'

Coreia do Norte

Tensão. Desfile militar organizado pelo governo da Coreia do Norte

Foto: /KCNA

O documento afirma que Pyongyang mantém posicionados "centenas de mísseis balísticos capazes de alcançar praticamente qualquer parte do Japão, entre eles o Rodong

Das agê[email protected]

O Japão considera que a Coreia do Norte continua representando "séria ameaça" à sua segurança, apesar da atual fase de distensão na Península Coreana e do compromisso do regime de Pyongyang com a desnuclearização, segundo o relatório anual do Ministério da Defesa divulgado nesta terça-feira.

O documento afirma que Pyongyang mantém posicionados "centenas de mísseis balísticos capazes de alcançar praticamente qualquer parte do Japão", entre eles o Rodong, de médio alcance, o que faz com que a percepção do país vizinho como potencial ameaça "continue sem mudanças". O 'Livro Branco de Defesa do Japão' avalia como "significativo" o compromisso para a desnuclearização da Península da Coreia, feito pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante a histórica cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em Cingapura.

O documento ressalta a importância de "monitorar de forma próxima" as possíveis ações concretas empreendidas pela Coreia do Norte para se desfazer de sua capacidade nuclear e de mísseis.

O ministério japonês publicou o relatório anual no momento em que o diálogo aberto entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização da Península da Coreia parece estagnado..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO