São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Agosto 13, 2018 - 21:51

Fuvest recebe inscrições para o vestibular 2019 até dia 14 de setembro

São oferecidas mais de 8,4 mil vagas em cursos de graduação da USP

São oferecidas mais de 8,4 mil vagas em cursos de graduação da USP

Foto: Reprodução

Agencia Brasil

A Fuvest abriu hoje (13) as inscrições para o vestibular 2019 que oferece mais de 8,4 mil vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições são feitas no site da Fuvest e serão encerradas às 12h de 14 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 170 e deverá ser paga por boleto bancário, em bancos ou pela internet, até o dia 18 de setembro.

O vestibular vai selecionar alunos para 8.362 vagas na USP. Além dessas, a universidade também oferece 2.782 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira fase do vestibular está marcada no dia 25 de novembro e a segunda fase será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Para segunda fase, serão convocados quatro candidatos por vaga, antes eram três, e haverá apenas dois dias de prova, eliminando a tradicional prova de conhecimentos gerais. Até o ano passado, eram três dias de prova durante a segunda fase.

A partir do vestibular Fuvest 2019, todos os candidatos farão apenas duas provas na segunda fase: a de português e redação, que continuam iguais aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, que são aquelas exigidas pela carreira escolhida. Na prova específica, o número de disciplinas requeridas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.

Outra novidade desta edição será o sistema de reconhecimento facial. Portanto, a Fuvest alertou que, como já ocorre com os dispositivos eletrônicos, gorros, chapéus e outros itens semelhantes não poderão ser utilizados durante a realização da prova.

Com as ações afirmativas para estudantes vindos de escolas públicas e que são pretos, pardos ou indígenas, os candidatos apenas concorrerão com pessoas de sua modalidade, o que, segundo explicou a Fuvest, provavelmente levará a até três notas de corte para mesma carreira, dependendo da demanda.

As inscrições deste ano ocorrem por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular. Ao escolher o curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 6.132 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 1.471 vagas para candidatos de escolas públicas; e 759 para pretos, pardos e indígenas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO