São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Agosto 10, 2018 - 23:31

Cubanos, até mesmo no exterior, poderão votar com a nova Constituição

Constituição. Cubanos que moram no exterior poderão votar

Constituição. Cubanos que moram no exterior poderão votar

Foto: /Agência Lusa/EPA/Ernesto Mastrascusa/Arquivo


PLEITO. Cuba terá referendo para nova Constituição em fevereiro de 2019. O referendo nacional para aprovar a nova Constituição de Cuba será realizado em 24 de fevereiro de 2019. Na próxima segunda-feira, em coincidência com o aniversário do falecido ex-presidente Fidel Castro (1926-2016), começará a consulta popular na qual é esperada a participação da grande maioria dos mais de 11 milhões de moradores.

Os cerca de 1,4 milhão de cubanos residentes em 120 países, a maioria nos Estados Unidos e na Espanha, terão pela primeira vez a possibilidade de enviar sugestões e opiniões, embora não tenha especificado se também poderão votar no referendo em fevereiro. "Os jovens têm um desafio muito importante que é se preparar para participar do processo de consulta da nossa Constituição e do apoio incondicional em 24 de fevereiro", afirmou o major das Forças Armadas Lázaro Arronte em comunicado transmitido pela televisão, no qual informou sobre o cronograma de reforma constitucional.

Liderada pelo ex-presidente e líder do governante PCC (Partido Comunista de Cuba), Raúl Castro, a última etapa do processo de atualização da Constituição começou em 2 de junho. Entre elas figuram o reconhecimento da propriedade privada e a eliminação do termo "comunismo", embora seja ratificado o papel do PCC como máximo poder, por isso que a reforma não implicará em mudanças substanciais. Também admite a importância do investimento estrangeiro, introduz as figuras de presidente da República e primeiro-ministro, proíbe a discriminação por gênero e abre as portas aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO