São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Julho 19, 2018 - 03:28

ITA terá cota para negros no vestibular para 2019

Biblioteca do ITA é um dos ícones da arquitetura moderna em São José

Oportunidade. O ITA está adotando o sistema de cotas em S. José

Foto: /Divulgação

Das 110 vagas disponíveis, 20% (22 vagas) serão destinadas a estudantes que se autodeclararem negros na inscrição, cujo prazo será de 1º de agosto a 15 de setembro

Xandu [email protected]

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, vai adotar o sistema de cotas para candidatos negros no vestibular para o ano letivo de 2019.

Do total de 110 vagas, 20% (22 vagas) serão destinadas àqueles que se declararem negros na inscrição, cujo prazo vai de 1º de agosto a 15 de setembro. O edital sai em agosto.

Quem se autodeclarar negro terá que comprovar a informação na fase de inspeção de saúde, ainda sem data.

"O ITA deverá adotar, a partir do Vestibular 2019, o sistema de cotas para candidatos negros. Os detalhes do processo seletivo serão confirmados a partir da publicação do edital", informou a Aeronáutica.

É a primeira vez que o ITA terá cotas para negros no vestibular, um dos mais concorridos do país. Em 2017, 11.135 pessoas, sendo 1.661 treineiros, se inscreveram para concorrer a vagas em seis cursos de engenharia: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânico-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

O ITA segue decisão de abril deste ano do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconheceu a aplicação da Lei de Cotas para os concursos das Forças Armadas.

Outra novidade do vestibular deste ano é a aplicação dos exames em três fases.

A primeira será realizada em 23 de novembro com uma prova de 60 questões objetivas, sendo 12 perguntas para cada matéria (matemática, física, química, português e inglês). O candidato terá 4 horas para fazer o exame, de caráter eliminatório e classificatório.

A segunda fase terá dois dias. Em 10 de dezembro, os candidatos responderão a 10 questões de matemática e 10 de química. No dia 11, serão 10 de física e uma redação. O tempo será de 4 horas em cada dia.

Por fim, a terceira fase compreende a inspeção de saúde na sede do ITA, em São José dos Campos..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO