São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Maio 29, 2018 - 21:47

EUA ameaçam nova guerra comercial contra a China

Presidente dos EUA

Guerra comercial. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Foto: Raymond D. Diaz (US NAVY)

Governo norte-americano acusa os asiáticos de roubo de propriedade intelectual e promete tarifa mais alta

Paola De OrteAgência Brasil

A Casa Branca disse nesta terça-feira que os Estados Unidos "vão impor uma tarifa de 25% em U$ 50 bilhões de bens importados da China contendo tecnologia industrial significativa".

O governo norte-americano, liderado pelo presidente republicano Donald Trump, acusa o país de roubo de propriedade intelectual.

Segundo o comunicado oficial do governo norte-americano, a lista final de produtos importados que serão atingidos será anunciada no dia 15 de junho.

A medida havia sido anunciada pela Casa Branca em abril, mas ainda havia expectativa de que pudesse ser revogada.

O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, havia dito no dia 20 de maio que a guerra comercial com os chineses estava suspensa.

Também estava programada uma visita do secretário de Comércio, Wilbur Ross, para Pequim já neste próximo final de semana.

INVESTIMENTOS.

A Casa Branca também anunciou que vai implementar restrições a investimentos chineses e aumentar o controle sobre bens exportados para a China.

A razão principal, segundo o governo do país da América do Norte, é proteger a segurança nacional. As novas restrições serão anunciadas até o dia 30 de junho.

O governo também afirmou que vai continuar levando adiante o processo na OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre violação de direitos de propriedade intelectual por parte da China. O processo foi iniciado no dia 23 de maio deste ano.

ESTUDO CONJUNTO.

No início de maio deste ano, China e Estados Unidos concordaram em analisar conjuntamente medidas para reduzir o superávit do comércio chinês com os Estados Unidos, movimento que parecia diminuir as chances de uma guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO