São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Março 01, 2018 - 01:14

Polícia inicia 'operação de guerra' contra o crime em toda a RMVale

Operação Rochedo

Contra o crime. Governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a operação especial para reforçar a segurança em todo o Vale do Paraíba

Foto: Fotos: Rogério Marques/ OVALE

Após intervenção federal no Rio, governo de São Paulo determina o reforço na segurança do Vale do Paraíba, a região que lidera os índices criminais paulistas e faz divisa com o território fluminense. São mais de 900 homens

Caíque [email protected]

Líder do ranking de violência do Estado, a RMVale tornou-se o palco de uma verdadeira operação de guerra determinada pelo governo paulista depois da intervenção federal no Rio de Janeiro, estado que faz divisa com a região.

A 'Operação Rochedo', que teve início nesta quarta-feira e segue por tempo indeterminado no Vale do Paraíba, conta com o reforço de mais de 930 agentes, 259 viaturas, 100 motocicletas e dois helicópteros Águia.

Também integram a força-tarefa homens da Cavalaria, canil e policiais da Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Tropa de Choque e Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia).

"Vamos repetir esse procedimento quantas vezes for necessário", afirmou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmando que ação no Vale 'não tem data para terminar'.

"É uma operação de saturação aqui no Vale e no Litoral Norte. Um trabalho importante no sentido de enfrentamento do crime, prisão de criminosos e redução da criminalidade do Estado", disse o tucano, que veio à região nesta quarta-feira para participar da cerimônia de lançamento da ação e da entrega da obra de prolongamento da rodovia Carvalho Pinto.

AÇÃO.

A Operação Rochedo é uma consequencia direta da intervenção militar no Rio de Janeiro, e feita para evitar a migração de criminosos para o Estado de São Paulo pela RMVale (leia mais sobre a intervenção no caderno Brasil&).

"A gente tem condição de fazer quantas operações dessas forem necessárias", afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, dizendo que a ação não acontece apenas na divisa entre os estados e na Via Dutra, e sim também dentro do limite das cidades, desde Litoral Norte até a região sul de Minas Gerais.

Nas primeiras horas depois de iniciada a operação, PMs detiveram três foragidos da Justiça -- dois em Pindamonhangaba e um em Jacareí. A RMVale é a região mais violenta de São Paulo, segundo dados oficiais do estado.

Polícias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro trocam informações do crime

Apesar de ser uma consequencia da intervenção no Rio, a Operação Rochedo já era planejada pela Polícia Militar antes mesmo da situação no estado vizinho.

De acordo com a coronel Eliane Nikoluk, comandante do policiamento na região, a ação é fruto de estudos realizados após outras operações.

"Essa estratégia já teve início há algum tempo. Há mais de dois anos temos fortalecido o trabalho integrado com as demais forças de segurança da região, inclusive com a constituição de um núcleo integrado de inteligência regional."

O secretário Mágino Alves afirmou que parte do efetivo pode permanecer na região após a ação. "Vamos continuar trabalhando firme e forme, para derrubar não só os indicadores de homicídio mas também os demais indicadores criminais da região", disse..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO