São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Julho 14, 2017 - 23:31

100 ANOS DE ARTE

COMEÇA ANIMA MUNDI, PRINCIPAL EVENTO DE CELEBRAÇÃO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Das Agências @jornalovale

Animada pelo cartunista fluminense Álvaro Martins, a charge "O Kaiser", de 1917, é considerado o primeiro registro de filme de animação no Brasil. A centenária produção recebe neste ano uma homenagem no de seu centenário na 25ª edição do Festival Anima Mundi, que ocorre até o próximo dia 23 no Rio de Janeiro e depois vem a São Paulo, entre os dias 26 e 30 de julho. 

Para o evento foram selecionados 182 produções para a mostra competitiva, além de animações que marcaram o festival. Alguns dos vídeos em exibição foram, aliás, selecionados pelas cinematecas do MAM (Museu de Arte Moderna), do Rio de Janeiro, e da Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

"Animação é uma coisa muito empática, né? O Gato Félix, que foi um dos primeiros personagens, ainda é reconhecido. O mesmo acontece com Betty Boop, Mickey Mouse, Branca de Neve. São filmes quase atuais. Você mostra a uma criança e ela não percebe a diferença entre esses e um filme moderno", afirmou Marcos Magalhães, fundador do festival.  

DINÂMICA.

Na mostra competitiva, o curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundo é selecionado para a disputa do Oscar. Já as mostras não-competitivas são Panorama, com curtas internacionais de diversas tendências. 

Ainda na programação, "Animação em Curso", que apresenta trabalhos finais de escolas de animação de todo o mundo; "Olho Neles!", com destaques entre os curtas nacionais; e "Futuro Animador", que traz filmes com linguagens da animação para experiências educativas.

Haverá ainda as "Sessões Petrobras", com os filmes que foram premiados nos 25 anos do festival; uma retrospectiva dos 100 anos da animação brasileira; e o "Foco Canadá", país onde os criadores do Anima Mundi se conheceram em cursos da área e que completa 150 anos de independência em 2017.

AGENDA. 

No Rio, as exibições ocorrem no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Espaço Cultural BNDES, centros culturais Banco do Brasil, da Justiça Federal, Correios, Casa França Brasil, Cinemateca e pilotis do MAM. Em São Paulo será na Caixa Belas Artes, nos centros culturais Banco do Brasil, São Paulo, Cinemateca Brasileira e sessões gratuitas pelo Circuito SP Cine e Centros Educacionais Unificados.

Em 25 anos, o Anima Mundi recebeu público de 1,2 milhão de pessoas, exibiu mais de 9 mil filmes, de 70 países, e criou cerca de 120 mil animações nas oficinas.

Porto Alegre reberá o evento em 10 de agosto, e Brasília, em 5 de outubro. A programação completa está disponível no site: www.animamundi.com.br..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO