São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Julho 14, 2017 - 23:31

TEMER: CAI OU NÃO CAI?

Pollyana Gama Deputada Federal pelo PPS

Nos últimos dias, a pergunta que mais ouço é se o presidente Michel Temer cai ou não. O rito processual exige o mínimo de 342 votos para que ele seja afastado e a investigação inicie.

A princípio, a análise e votação se dão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, na qual o relator, o deputado federal

Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), votou, no último dia 10, para o prosseguimento da denúncia.

Independente do resultado, o Plenário será soberano quanto à decisão final se autoriza ou não a investigação pelo Supremo Tribunal Federal. Como 172 votos são suficientes para manutenção do presidente no cargo.

Vários são os cidadãos que hoje fazem a pergunta com a qual iniciei este artigo.

Ao respondê-la, utilizei como ilustração um jogo da infância chamado "Cai, não cai", estabelecendo algumas correlações e deixando claro que a situação não é nem de perto uma brincadeira. Pelo contrário! É muito séria e exige responsabilidade. Embora com perspectivas distintas de visualização e análise da política, nosso foco deve ser o desenvolvimento do país.

No jogo, o objetivo dos participantes é assegurar que bolinhas de gude sejam mantidas sobre varetas que são retiradas uma a uma. No caso da denúncia contra o presidente - bolinha da vez - será um tanto diferente, pois a "movimentação das varetas", votação, estará condicionada por princípios que orientam cada integrante da Câmara.

O resultado mostrará quais são esses princípios. Uma denúncia gravecomo essa não pode ser ignorada. Por essa razão votarei para que seja investigada pelo STF.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO