Ideias

TEMER:CAI OU NÃO CAI?

Pollyana GamaDeputada Federal pelo PPSPublicado em 14/07/2017 às 23:31Atualizado há 08/07/2021 às 04:39

Nos últimos dias, a pergunta que mais ouço é se o presidente Michel Temer cai ou não. O rito processual exige o mínimo de 342 votos para que ele seja afastado e a investigação inicie.

A princípio, a análise e votação se dão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, na qual o relator, o deputado federal

Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), votou, no último dia 10, para o prosseguimento da denúncia.

Independente do resultado, o Plenário será soberano quanto à decisão final se autoriza ou não a investigação pelo Supremo Tribunal Federal. Como 172 votos são suficientes para manutenção do presidente no cargo.

Vários são os cidadãos que hoje fazem a pergunta com a qual iniciei este artigo.

Ao respondê-la, utilizei como ilustração um jogo da infância chamado "Cai, não cai", estabelecendo algumas correlações e deixando claro que a situação não é nem de perto uma brincadeira. Pelo contrário! É muito séria e exige responsabilidade. Embora com perspectivas distintas de visualização e análise da política, nosso foco deve ser o desenvolvimento do país.

No jogo, o objetivo dos participantes é assegurar que bolinhas de gude sejam mantidas sobre varetas que são retiradas uma a uma. No caso da denúncia contra o presidente - bolinha da vez - será um tanto diferente, pois a "movimentação das varetas", votação, estará condicionada por princípios que orientam cada integrante da Câmara.

O resultado mostrará quais são esses princípios. Uma denúncia gravecomo essa não pode ser ignorada. Por essa razão votarei para que seja investigada pelo STF.

Assuntos

LEIA MAIS

O que Deus pensa sobre as mulheres?

16/10/2021 - 15:37

16/10/2021 - 00:04

16/10/2021 - 00:01

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: