São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Classificados
Abril 20, 2017 - 17:43

Sustentabilidade chega aos condomínios e ajuda consumo

Sustentabilidade. Equipamento pode economizar em até 40% o consumo de água em um condomínio

Sustentabilidade. Equipamento pode economizar em até 40% o consumo de água em condomínios

Foto: /Divulgação

Empresa de São José cria soluções para combater o desperdício, com foco no uso eficiente da água e da energia elétrica

Xandu Alvez @xandu

O desperdício de água é um desafio a ser enfrentado por condomínios e empresas nos tempos atuais. Assim, muitas tecnologias vêm surgindo para tentar minimizar os problemas e até mesmo diminuir os valores das contas pagas todo mês.

Em São José dos Campos, a empresa TecSUS Startup desenvolveu tecnologias que monitoram toda a cadeia de distribuição energética e de saneamento. Dispositivos, aplicativos e sistemas para a transmissão e recepção de dados atuam como ferramentas que identificam pontos de desperdício na cadeia de abastecimento e distribuição de água e geração e distribuição de eletricidade.

Desenvolvidas inicialmente a partir de estudos no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), também em São José, as soluções da TecSUS atualmente podem ser implantadas em pequenos condomínios e até mesmo em toda uma cidade.

Na prática, a redução do consumo dos recursos naturais possibilitada pela tecnologia pode atingir percentuais próximos a 40%, o que alivia bastante os gastos do condomínio.

Primeiro produto desenvolvido pela startup, o TecHydro é um sistema de monitoramento e controle remoto para os hidrômetros. 

TEMPO REAL.

A tecnologia permite ao usuário o acompanhamento de seu consumo em tempo real e o controle de todos os gastos, identificando os pontos de desperdício. "O dispositivo e o sistema foram patenteados e realizamos um projeto piloto em um condomínio de São José dos Campos", explica o sócio e gestor da TecSUS, Diogo Branquinho..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO