São José dos Campos
21º / 34º
Predomínio de sol pela manhã com chuva à tarde
REGIAO
August 3, 2013 - 04:12

BOM EXEMPLO Ortiz Junior libera grafite nas ruas de Taubaté

 Grafite no bairro Cecap 1; prefeitura vai incentivar os grafiteiros

ROGERIO MARQUES

Programa Cidade Galeria terá início hoje com 30 grafiteiros com o objetivo de incentivar a arte dos profissionais e coibir as pichações


TAUBATÉ
O prefeito Ortiz Junior (PSDB) dá inicio hoje ao programa Cidade Galeria, um projeto que determinará locais pela cidade que serão grafitado s por profissionais.
Segundo a prefeitura, o plano é usar os grafites para integrar as produções artísticas à paisagem urbana da cidade, criando um roteiro turístico pelos desenhos criados.
A primeira ação do programa será feita hoje, a partir das 9h. O prefeito delimitou uma área de 400 metros no viaduto Jacques Félix, ao lado do Hospital Universitário, para que um grupo escolhido de grafiteiros faça seus desenhos.
"Vamos falar com o pessoal do trânsito para tentar fechar o viaduto. É uma das únicas alças no sentido bairro-centro, uma área importante. Vamos dar a tinta e o espaço para os grafiteiros e aí vem a criação deles", disse Marcus Querido, chefe da Defesa Civil e um dos organizador do projeto.
Modelo.
A prefeitura ainda estuda como o projeto será totalmente implantado. A ideia é procurar áreas públicas que possam ser usadas e convidar o grupo de grafiteiros para expor seus desenhos.
O projeto foi inspirado em modelo já adotado em São José, no governo Emanuel Fernandes (PSDB), como forma de coibir pichações.
Assim que escolher os locais e os desenhos estiverem prontos, Ortiz Junior pretende montar um roteiro de turismo com os grafites.
Ele também quer usar o Cidade Galeria nas escolas da cidade. O objetivo é levar os grafiteiros para aulas e palestras sobre a arte, principalmente em colégios das áreas mais afastadas de Taubaté.
Segundo a prefeitura, foi escolhido um grupo de 30 grafiteiros para participar do novo projeto. Destes, 15 são de Taubaté e os outros 15 são de São Paulo, São José dos Campos, Caçapava, São Sebastião e Caraguatatuba.

MAIS LIDAS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acompanhe
clique para saber mais
Capa São José
Capa Taubaté