São José dos Campos
13º / 23º
Tempo nublado parcialmente com névoa e chuviscos isolados
REGIÃO
January 1, 2012 - 04:05

Falta de planejamento para as férias pode quebrar orçamento

 Praia Grande, em Ubatuba, lotada em pleno meio de semana, com o sol e tempo bom dos últimos dias; Cptec prevê apenas chuvas para os finais de tarde, nada que vá atrapalhar o passeio de quem está no Litoral Norte

thales stadler/o vale

Economista orienta a evitar supermercados no litoral, calcular o combustível mais barato e até impor limites à criançada

ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Sol, mar e merecidos dias de descanso. Curtir as férias no litoral é realmente uma opção irresistível para muitos. Mas você consegue se divertir sem estourar o orçamento? Saiba como não correr o risco de começar o ano no vermelho.
Para o economista Luiz Carlos Laureano da Rosa, pesquisador do Nupes (Núcleo de Pesquisa Econômico-Socias) da Unitau (Universidade de Taubaté), o primeiro passo antes da viagem é fazer um planejamento financeiro para saber quanto você dispõe para gastar.
"A viagem deve ser sempre planejada de acordo com a condição financeira de cada um. Pesquise gastos com hospedagem, alimentação e passeios, por exemplo, antecipadamente. A ideia é se divertir sem prejudicar o bolso", disse.
Outra dica do economista é evitar compras nos supermercados do litoral nesta época do ano. "O litoral está cheio de gente e por isso aumenta o consumo e consequentemente os preços. Leve o máximo de 'apetrechos' da sua cidade de origem."
A escolha do combustível para os carros flex também deve ser levada em conta (leia quadro ao lado). "Além disso, evite acelerações bruscas, trocas erradas de marchas, janelas abertas, pneus murchos e ar-condicionado ligado. Tudo isso faz com que o carro consuma mais combustível", disse.

Na praia.
Segundo Laureano, ser um pouco 'farofeiro' na praia pode evitar gastos desnecessários. "Leve coisas para beliscar, com moderação é claro, e evite gastar nos quiosques onde tudo é mais caro."
Para quem tem filhos, principalmente pequenos, a dica do economista é o diálogo. Todos devem participar do planejamento (leia texto abaixo).
"Para agirmos como bons financistas, a palavra mágica é equilíbrio. Nossa despesa deve ser igual ao nosso salário, ou seja, só devemos gastar o que realmente temos."
Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Maurício Petiz, o litoral oferece opções de lazer para todos. "Só em Ubatuba temos 102 praias, cachoeiras e trilhas. Com certeza dá para passar as férias no litoral sem estourar o orçamento".
 

Publicidade
Publicidade

BLOGS

Blogs

Artigos dos blogueiros de O VALE

LEIA TAMBÉM