São José dos Campos
21º / 34º
Predomínio de sol pela manhã com chuva à tarde
Nossa Região
July 17, 2011 - 04:00

São José terá novo aeroporto com acesso direto a Tamoios

Movimento de passageiros no Aeroporto de São José dos Campos

Claudio Capucho

Projeto da prefeitura e DCTA prevê nova pista, novo terminal de passageiros e conglomerado de empresas de aviação; previsão é que construção seja feita pelo setor privado, que pagará aluguel à União

Carolina Teodora
São José dos Campos

Agora é oficial. São José dos Campos vai ganhar um novo aeroporto, com saída para a Rodovia dos Tamoios (SP-99), nos mesmos moldes dos terminais aéreos das grandes metrópoles.
Sem alarde, o projeto está em estudo pelas três esferas competentes --DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Prefeitura de São José e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
A proposta é que o novo aeroporto seja construído no lado oposto à pista do atual terminal, na região sudeste da cidade. O futuro aeroporto vai contar com uma nova pista de pouso e decolagem, novo terminal para passageiros e um conglomerado de empresas de fabricação, manutenção e tecnologia de aeronaves. São José tem 130 empresas ligadas a aviação.
O processo está em etapa inicial e, segundo informações obtidas com exclusividade por O VALE, o novo aeroporto deve estar concluído até 2017.
Na etapa atual, técnicos da prefeitura ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalham nos estudos técnicos e de viabilização do terminal. A proposta será entregue ao DCTA, que é dono da área.
Caberá ao comandante do DCTA, brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, a decisão de destinar a área para a instalação do aeroporto com base nos benefícios apontados pelos estudos.
“Terá outra pista porque a atual tem a destinação de apoiar a Embraer e a nossa escola de formação de pilotos. Será uma parceria da aeronáutica, prefeitura e empresários”, disse Pohlmann. “O benefício será grande porque a capacidade do aeroporto atual é restrita. O DCTA pode oferecer área, mas nenhum recurso da União será injetado na construção do terminal”, disse. A previsão é que o aeroporto seja erguido pela iniciativa privada, que pagará aluguel à União.
“A prefeitura apoia esse projeto”, disse o prefeito Eduardo Cury (PSDB).

Aeroporto

ALERTA
Terminal está com sinais de saturação
São José dos Campos

Até pouco tempo pouco utilizado, o aeroporto de São José dos Campos já começa a dar sinais de saturação.
Com cinco voos diários, o terminal recebeu nos primeiros cinco meses desse ano --83.438 passageiros, número superior ao registrado em todo ano passado (83.048 pessoas). Até maio de 2010, o aeroporto de São José havia recebido apenas 20.314 passageiros.
Os dados são oficiais da Infraero e mostram que a capacidade máxima do terminal, estimada em 90 mil passageiros por ano, deve ser superada em quase o dobro esse ano.
“O aeroporto está chegando na sua capacidade máxima”, afirmou Jussara de Lima Ribeiro, superintende do terminal.
A pista do aeroporto de São José é usada para testes das aeronaves da Embraer, dos pilotos do DCTA e do Aeroclube. O aeroporto também é operado hoje pelas empresas Azul e Trip, que têm plano de expandir sua operação pelo terminal. “Já temos outros planos de expansão em curso, contudo, a infraestrutura aeroportuária (especialmente de pátio) está limitando a aprovação de novos Hotrans”, informou a Trip por meio de nota oficial.
“A Trip considera o aeroporto de São José de extrema importância para sua estratégia de malha, considerando que ele já é de fato uma alternativa importante para a região metropolitana”, informou a empresa.
Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, afirmou que está satisfeito com o funcionamento do terminal.
“A Azul opera em São José dos Campos desde outubro do ano passado. Nossas voos demonstram alta taxa de ocupação e estamos muito satisfeitos com o resultado de nossas operações na região, que apresenta um grande potencial de crescimento”, afirmou Febeliano a O VALE.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade