São José dos Campos
16º / 20º
Muitas nuvens com curtos períodos de sol
Nossa Região
September 13, 2011 - 04:02

Região possui 2 entre as 20 melhores escolas de São Paulo

Colégio Embraer

Claudio Capucho

Estudantes do colégio mantido pela Embraer em São José e do Objetivo Júnior de Taubaté se destacam no Enem 2010

Carolina Teodora
São José dos Campos

O Vale do Paraíba tem 2 entre as 20 melhores escolas do Estado --o Colégio da Embraer, em São José dos Campos, e o Objetivo Júnior, em Taubaté.

É o que revela o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)2010 por escola, divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

O destaque é a Escola Engenheiro Juarez Britto Wanderley, mantida pela Embraer, que ocupa os postos de quarta melhor de São Paulo e melhor instituição de ensino do interior.

De acordo com o Enem 2010, o colégio -- que é gratuito-- obteve desempenho de 714,01 pontos na escala que vai até 1.000). (Veja abaixo)

A média do Estado foi de 561 pontos, acima dos 531 da média nacional.

Ranking. Já o Objetivo Júnior, no Jardim das Nações, em Taubaté, foi apontado como o 19º melhor colégio paulista, com 692,84 pontos.

Os números divulgados por O VALE mostram o desempenho geral --média entre a prova objetiva e a redação --e considera apenas as escolas em que pelo menos metade dos alunos participou do Enem.

Ao todo, o Vale tem 89 escolas públicas e particulares com desempenho no Enem acima das médias estadual e nacional.

Reação. O diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, comemorou o resultado.

“Os investimentos em educação geram benefícios certos para a sociedade, inclusive em prazo mais curto do que em geral se imagina.”

Criado em 2002, o Colégio da Embraer faz um ‘vestibulinho’ para admitir seus alunos, que precisam ter cursado os últimos quatro anos na rede pública. São 200 vagas abertas todo ano e mais de 4.000 candidatos.

Mariza Scalabrin, gerente de desenvolvimento social da escola, atribuiu o bom resultado a fatores como empenho dos professores e alunos, participação dos pais e a um “projeto pedagógico robusto” --os alunos têm aula em tempo integral.

Taubaté. Mesmo sistema adotado na segunda melhor escola da região: o Objetivo Júnior, em Taubaté.

“O projeto começa desde os primeiros anos do ensino infantil”, afirmou a diretora Roberta Marcondes.
 

 Arte ranking Enem 2011

 

Cunha tem uma das 50 piores escolas do Estado
São José dos Campos

Os dados do Enem mostram ainda que está em Cunha uma das 50 piores escolas do Estado --a Bairro da Barra, que fica na estrada municipal da Barra, zona rural da cidade.

A unidade pública teve um desempenho de 480,19 pontos --número considerado preocupante por especialistas.

“Esse Enem mostrou mais uma vez uma diferença enorme entre as escolas públicas e privadas o que vai continuar acontecendo enquanto não existir um investimento real para a melhora da qualidade da educação”, afirmou Ângela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Segundo ela, as escolas públicas têm piores resultados porque tem professores pouco envolvidos e uma estrutura precária de ensino.

Outro lado. A Secretaria do estado da Educação informou que os resultados do Enem não são suficientes para comparar o desempenho entre as redes pública e privada. Por nota, a pasta informou que além de ‘ ter enfrentado o desafio de ampliar o acesso ao ensino médio, o governo conseguiu também, nesses 25 anos, reduzir para 17% o total de desistências e reprovações’.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade