São José dos Campos
16º / 20º
Muitas nuvens com curtos períodos de sol
Nossa Região
May 7, 2013 - 03:43

Os criminosos mais procurados do Vale

Polícia Civil atualizou relação de foragidos mais perigosos

Redação
Gazeta de Taubaté

A cúpula da Polícia Civil divulgou uma nova lista com os criminosos mais procurados da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A relação, de 59 nomes (sendo 4 mulheres) foi elaborada a partir de indicações das delegacias seccionais de São José dos Campos (10), Taubaté (10), Jacareí (10), Guaratinguetá (10), São Sebastião (10) e Cruzeiro (9).
Os acusados são procurados por crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídio (envolvendo morte de policiais), pedofilia e receptação, entre outros. Entre os criminosos há integrantes do PCC (Primeiro Comando do Capital).
Segundo João Barbosa Filho, diretor do Deinter-1(Departamento de Polícia Judiciária do Interior), alguns nomes aparecem pela primeira vez devido à inclusão de novos mandados de prisão emitidos pela Justiça nos últimos meses. A divulgação faz parte de ações da Polícia Civil da região no combate à criminalidade.
“A divulgação nos ajuda muito, os resultados mostram. A polícia passou a receber ainda mais denúncias sobre a localização dos foragidos”, disse Barbosa anteriormente.
São José.
Responsável pelo abastecimento de pontos de tráfico na região, João Aparecido Ferraz Neto, 55 anos, o ‘João Cabeludo’, ainda configura a lista. Ele é procurado desde outubro de 2007, quando a Polícia Civil encontrou três toneladas de maconha num sítio que pertenceria ao traficante em Caçapava.
“Ele não é de biqueiras, é um traficante que movimenta o tráfico e seria um dos principais fornecedores do Rio de Janeiro. Mas hoje vive escondido e com a fama”, disse Darci Ribeiro, delegado da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São José.

Taubaté. Em Taubaté, a polícia continua atrás de Ana Lúcia Ferreira, 29 anos -- acusada de pertencer ao PCC e ser uma das responsáveis pela movimentação do tráfico na cidade. A prisão preventiva dela é válida até abril de 2025.
Outra mulher, que também configura a lista é Elisabete Silva Ferraz, 29 anos. Ela e o namorado, Giesi Motta, 57 anos, são procurados por abusar sexualmente de nove crianças em 2010, em Taubaté.
O caso chocou a cidade após as famílias de três meninas, de 13, 11 e 10 anos de idade, registraram B.O. sobre o caso. Elisabete fazia amizade com as famílias, convidava a criança para dormir em sua casa, sob a alegação de que estava sozinha. Posteriormente, Motta retornava para o apartamento, que ficava na região central, para cometerem os abusos.
O silêncio das adolescentes seria obtido por meio de ameaças e oferta de presentes. Na residência, a polícia chegou a encontrar fotos de crianças, artigos de sex shop, vídeo cassete, aparelho de DVD, câmera de vídeo e diversos disquetes de computador com material relativo à pedofilia.
"São casos que tiveram repercussão em Taubaté e que a população pode nos ajudar a encontrar. A polícia está investigando e trabalhando para recapturar essas pessoas", disse em entrevista anterior, Horácio Campos, delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Taubaté.

Perigo. Condenado a cinco anos e seis meses de reclusão por roubo, José Carlos da Silva, 51 anos, o 'Vovozinho', é considerado como um dos criminosos mais perigosos e a polícia está atrás dele há mais de 20 anos.
"Há informações de que estaria foragido para o Rio ou Minas. Outras, de que teria morrido no Rio, ams nada confirmado. Há muitos processos com mandados de prisão expedidos contra ele", disse um policial.

Execução.
Renan Antunes Terra, 21 anos, está entre os mais novos criminosos procurados pelo Deinter 1 (desde dezembro 2010, por roubo). Ele e um comparsa tentaram roubar a moto do policial militar Helder Botossi, no bairro Santo Antônio, em Taubaté.
O PM, que estava de folga e desarmado, reagiu e os bandidos acabaram atirando. Botossi morreu no local, atingido com um tiro na região cervical. O comparsa está preso.


Material.
A nova lista será encaminhada para as delegacias das 39 cidades da região, batalhões da Polícia Militar e unidades da Polícia Federal.
Além dos dados pessoais e antecedentes de cada foragido, o material traz características físicas (como cicatrizes e tatuagens) e apelidos.
 

 Lista dos foragidos mais perigosos de São José - Fotos/Reprodução da polícia

 

Os mais procurados de Taubaté

Os 10 criminosos mais procurados pela polícia em Taubaté. Fotos: Polícia Civil/Divulgação 070513

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade