São José dos Campos
20º / 26º
Muitas nuvens e chuvas periódicas
Nossa Região
November 22, 2012 - 02:02

Comércio dá desconto de até 90% amanhã no Vale

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lojas vão vender eletrônicos, alimentos e até carros mais baratos; Procon alerta cuidado na compra

Vivian Zwaricz
São José dos Campos

Amanhã é dia de ofertas nas lojas da região. Pelo terceiro ano seguido, o comércio brasileiro participa do ‘Black Friday’ --tradicional dia de promoções após o Dia de Ação de Graças que acontece nos Estados Unidos.
Serão 24 horas de descontos que chegam até 90% e uma boa oportunidade para antecipar as compras de Natal. No Brasil, a ‘sexta-feira preta’ já é considerada o melhor dia de vendas pela internet. Nos EUA, os consumidores enfrentam horas de fila.
Além das promoções virtuais, algumas lojas como Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Chevrolet aderiram ao programa fisicamente.
De acordo com a assessoria de imprensa do Extra, os descontos vão durar 26 horas --das 22h de hoje até as 23h59 de amanhã. Todas as lojas da rede ficarão abertas 24 horas e os descontos com até 70% serão válidos para produtos eletroeletrônicos, alimentação, além de itens sazonais de Natal.
“Os estoques foram reforçados para atender à demanda de consumidores em busca de descontos”, diz Geraldo Monteiro, diretor de Operações de Varejo São Paulo.
Já a assessoria de imprensa da Casas Bahia, loja física, não informou o limite de descontos a ser oferecido ao consumidor. Informou ainda que as lojas vão funcionar em horários normais.
No segmento de computadores, a Dell (pelo site) vai oferecer descontos que podem chegar a R$ 1.000.
E pela primeira vez, a rede Chevrolet vai participar do Black Friday. Por uma questão estratégica, a assessoria de imprensa da General Motors também não informou o valor de desconto, mas garante que a ideia é surpreender o cliente.
Para saber quais lojas participam do programa, basta acessar o link www.blackfriday.com.br.
É neste link também que o consumidor tem acesso às promoções.[
“É uma boa oportunidade para comprar até mesmo os presentes de Natal, disse a estudante Érika Yumi, 21anos.

Cadastro. Para receber as ofertas, o usuário também pode se cadastrar no site www.blackfriday.saveme.com.br.

Consumo. É preciso cautela e obter informações sobre o site. Essas são as principais dicas do diretor do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), Sérgio Werneck. “O consumidor não deve comprar por impulso e ficar endividado. É preciso ter cuidado com ofertas”, disse.
Segundo ele, o cliente que se arrepender da compra tem, por lei, direito à troca ou devolução até 7 dias depois do recebimento. “Ele tem o direito de receber todo o dinheiro e também o valor do frete de volta”, afirmou ele.
Para o economista do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) da Unitau (Universidade de Taubaté), Luiz Carlos Laureano da Rosa, comprar pela internet vale a pena desde que haja a necessidade do produto. “O preço pela internet é melhor e o marketing é forte. A pessoa precisa ter sonhos, objetivos para que não caia em tentação e em dívidas”, disse. 

O que é Black Friday. O programa acontece pela terceira vez no Brasil. Nos EUA, a ‘sexta-feira preta’ é o tradicional dia de promoções que acontece após o Dia de Ação de Graças
Quando? Amanhã
Duração: 24 horas de promoção
Descontos: Os descontos chegam até 90%
Região: Além do comércio online, algumas lojas do Vale do Paraíba aderiram ao programa fisicamente

Participantes:
Extra (site e física)
Centauro (site)
Ponto Frio (site e física)
Casas Bahia (site e física)
Chevrolet (física)
Livraria Saraiva (site)
Carrefour (site)
TAM (site)
Walmart (site)
Dell (site)
Ipiranga (site)
Mercado Livre (site)
HP (site), entre outros
Mabe (site)

Detalhes
www.blackfriday.com.br

Cuidado. Procon alerta para o consumo em excesso e sem necessidade nesta época do ano não agradou. Segundo o Procon, o consumidor pode trocar ou devolver o produto até sete dias depois de receber o produto com direito à devolução integral do dinheiro e também do frete, caso haja juros.


Clique aqui, curta a fanpage do O VALE no Facebook e fique por dentro das principais notícias de nossa região.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade