São José dos Campos
20º / 33º
Sol na maior parte do período
Nossa Região
November 27, 2013 - 04:47

Área de risco: Famílias da zona norte recebem ultimato da Justiça

Moradores do Mirante do Buquirinha e no Morro dos Macacos deverão deixar casas; governo oferece aluguel social

São José dos Campos

Cerca de 25 famílias da região norte de São José dos Campos estão recebendo ordens judiciais para deixarem seus imóveis sem ganhar qualquer tipo de indenização da prefeitura. Elas vivem no Mirante do Buquirinha e no Morro dos Macacos, na região do bairro dos Freitas.
Os documentos estão sendo enviados desde a semana passada e revoltaram as famílias, que estão procurando advogados ou a Defensoria Pública para recorrer da decisão.
A Justiça deu prazo de 15 dias, a partir da notificação, para cada família deixar o imóvel. A justificativa é de que as casas estão localizadas em uma das 17 áreas de risco identificadas na cidade.
Sem direito a indenização, por se tratar de loteamento irregular, as famílias dizem que não têm para onde ir ou a quem recorrer na cidade.

Apoio.
A Prefeitura de São José ofereceu, nos casos em que houver necessidade, o pagamento de aluguel social para quem for deixar o imóvel dentro do prazo dado pela Justiça.
“Eu não quero aluguel social. Quero receber pelo que vale a minha casa”, disse o professor de educação física Luis Carlos da Silva, 52 anos.
Segundo ele, que mora há 20 anos no Mirante do Buquirinha, o imóvel tem 250 metros quadrados de área construída e foi erguido sem nenhuma intervenção da prefeitura.
“Ele sabiam que estávamos aqui e não falaram nada durante esse tempo todo. É estranho querer tirar agora, sem indenização”, afirmou Silva.
Outros moradores, como Márcia Silva, estão indignados com a forma como a ordem judicial chegou, sem nenhuma comunicação prévia. “Eles pegaram todo mundo de surpresa. Não dá para deixar uma vida em 15 dias”, disse ela.

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade