Prédio da Escola do Trabalho do Cecap - 240413

Oposição denuncia Junior por pintura de prédios públicos

Julio Codazzi
Taubaté

A vereadora de oposição Vera Saba (PT) apresentou um pedido para que o Ministério Público de Taubaté investigue o prefeito Ortiz Junior (PSDB) por suposta prática de improbidade administrativa.
Segundo a parlamentar, a irregularidade alegada é referente à pintura de unidades da Escola Municipal do Trabalho. Há dois meses, os prédios começaram a ser pintados de amarelo, cor símbolo do PSDB, partido de Junior.
De acordo com a petista, a medida desrespeita o princípio de impessoalidade na administração pública, previsto na Constituição Federal. A vereadora alega também que a pintura fere o princípio da moralidade.
“Entendo que houve abuso. Nós queremos que o prefeito seja condenado a devolver o dinheiro utilizado nessa pintura”, disse Vera.
Na avaliação da parlamentar, a pintura dos prédios de amarelo também desrespeita a Lei Orgânica do município, que estabelece que as cores oficiais de Taubaté são o azul e o branco.
“O amarelo não tem nenhuma relação com a cidade. Isso é desrespeitar o taubateano. A cor usada simboliza o partido do prefeito. Isso caracteriza promoção pessoal. Queremos que a Promotoria impeça que as outras unidades sejam pintadas.”
O Ministério Público informou que vai analisar o pedido da vereadora em 30 dias.

pag4
A vereadora Vera Saba (PT): "Entendo que houve abuso"

Revitalização.
A pintura das escolas de amarelo foi divulgada por O VALE na edição do último dia 23.
A primeira escola a receber a nova pintura foi a unidade do bairro Cecap, onde o processo de revitalização teve início há dois meses. Antes, o prédio era azul e branco.
A segunda unidade a receber as novas cores foi a escola que fica na Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, no bairro Jabuticabeiras --a pintura começou no mês passado.
As outras seis unidades devem passar pelo processo de revitalização até o fim do ano.
Segundo o advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, a Justiça tem considerado essa prática --a pintura de prédios públicos com a cor do partido do prefeito-- ilegal.
“Em uma série de casos pelo país, os juízes decidiram que isso fere realmente o princípio da impessoalidade. Há decisões em que o prefeito foi obrigado a custear, do próprio bolso, uma nova pintura, para voltar à cor original”, disse.
Outro lado.
A Prefeitura de Taubaté informou ontem que só vai comentar a acusação caso seja notificada pelo MP.
Anteriormente, a administração alegou que a definição das cores foi feita por arquitetos da secretaria de Planejamento, para “valorizar e destacar o local”. Segundo o governo, o amarelo foi adotado “por despertar a concentração, disciplina, comunicação e ativar o intelecto”.

 

 

Comentários





Ahhhh pessoal!........com tanta coisa importante pra se preocupar e fazer na cidade e voces falando das cores dos predios das escolas!!!....pelo amor......

Por: lancelot, 27 April 2013 01:25

Os prédios públicos/escolas da cidade/postos de saúde são tão antigos e mal conservados,que "caiu bem " o amarelo.Já,a presidenta(e)Dilma,poderia usar menos o vermelho.

Por: eugenio, 27 April 2013 00:56

senhora vereadora que partido vc é realmente cabelo amarelo do PSDB e boca vermelha do PT esta dividida ?

Por: gilmar, 26 April 2013 23:58

Se a cor simboliza política, deveria ser pintada de preto, simbolizando o luto dos moradores por essa politicagem nojenta que assola o país como um todo!!!!!!! A vereadora é muito bonita, pena que falte compromisso com as verdadeiras necessidades da população!

Por: nobrega, 26 April 2013 18:56

Caraca galera, eu até ia votar no PT nas próximas eleições MAS graças as escolas amarelas vou mudar meu voto para PSDB com toda certeza. kkkk Sra Vereadora, jura que é isso que a Sra pensa? Você realmente acha que isso é critério de voto pra alguém? Eu jurava que os vereadores tinham mais o que fazer do que ficar vendo cor de escola. Acho que me enganei. Com tantos problemas apontados durante a administração do seu colega de partido e você até onde eu sei, nunca se manifestou contra, agora vem com essa? Brincadeira viu.

Por: Willian Bicudo, 26 April 2013 18:36

Infelizmente a disputa política, está acima de qualquer interesse da população, falou muito bem o Opalim, não interessa a cor, e sim a vontade de manter tudo em ordem...Ontem mesmo teve uma manchete aqui neste jornal, sobre a professora que teve um carro incendiado por um aluno aqui em SJC, esses políticos deveriam se preocupar com este tipo de problema...

Por: Emerson de Paula, 26 April 2013 14:24

Ora vereadora, não tem coisa mais importante para fiscalizar? Na administração passada que desgraçou nossa cidade você não se pronunciava. Tem que fiscalizar sim, mas o que não pode é ficar querendo minar a administração afim de tumultuar para ganhar dividendos para as próximas eleições, porque o PT tem projeto de poder majoritário e Taubaté agora é estratégico para os "companheiros". Passe a somar para nossa cidade sair do buraco que você será reconhecida pelo seu trabalho!!!!

Por: Luiz, 26 April 2013 13:36

Acho que não importa a cor, mas sim o ato. Se é amarelo, azul, cor de rosa, não tem importância. O importante é a manutenção da escola, a limpeza, a valorização dos professores, a segurança e o aprendizado dos alunos. A cor............ora, é um mero detalhe. Um outro detalhe: quem em Taubaté ou em S. José, ou em qualquer outra cidade do Vale associa a cor amarela a um partido político. Sra. Vereadora Vera, esperava que sua atuação fosse melhor, bem melhor e não ficar preocupada com o que não merece preocupação.

Por: Opalim, 26 April 2013 12:56