São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
February 8, 2017 - 06:00

EDITORIAL: Sopa de letrinhas - 08/02

Panelas seguem caladas em meio à série de escândalos em Brasília

Panela de pressão.
Brasília, a capital do poder no país, vive em um constante clima de ebulição. De fervura. Fogo alto. Panela de pressão que parece prestes a explodir, jogando mais sujeira pelo ar e queimando ainda mais a chamuscada classe política nacional.

Neste caldeirão, estão anos e anos de crise nas mais altas esferas da República. Pitada de Mensalão (pode ser petista ou tucana, a gosto do freguês), duas xícaras grandes de conchavos nada republicanos, colheres de outros escândalos como trensalão e máfia da merenda, tudo regado com muito propinoduto e superfaturamento de obras.

Nesta panela, como o tempero trazido pela delação da Odebrecht deixa evidente, existe uma sopa de letrinhas partidária. São muitas, muitas e muitas letrinhas. Tem PT, PSDB, PMDB, PP, DEM, PCdoB, PDT, PPS, PL, PR, PRB, PSB, PSC, PSL, PV, SD e outras. Quanta letrinha...

Mais de 200 políticos de alto escalão, das mais diversas siglas, são citados na chamada ‘delação do fim do mundo’, em que os 77 executivos e ex-funcionários da construtora põem os pingos nos ‘is’ na Lava Jato.

E deixam claro: não basta trocar o motorista, a Brasília está velha e carcomida.
Os depoimentos, homologados pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, incluem os nomes de Michel Temer, Aécio Neves, Mendonça Filho (e também de outros ministros, devidamente já protegidos pelo foro privilegiado), Renan Calheiros, Jaques Wagner, entre outros personagens da nossa política.

As investigações da Operação Lava Jato já deixaram claro que o sistema político brasileiro é um caldo indigesto. E o que é ruim, sempre pode piorar. O brasileiro, que foi às ruas em tantas ocasiões recentes, batendo panela, agora parece anestesiado.
Foi indigestão?

Os escândalos se sucedem, com uma rapidez digna de um fast-food. E fast-food não faz bem para saúde. Assim como essa sopa de letrinhas. Só mudou o tempero. E o fato das panelas terem se calado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

Brasil

Mundo